Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Inova TRT-13 ouve público externo sobre inovação e desafios institucionais
Conteúdo

Notícias

Inova TRT-13 ouve público externo sobre inovação e desafios institucionais

Oficina de Desafios desta segunda (25) aprofundou discussão sobre temas como prestação jurisdicional, gestão e tecnologia
publicado: 26/10/2021 10h19 última modificação: 28/10/2021 14h29

Com o objetivo de debater e diagnosticar melhorias, bem como propor alternativas para um serviço público mais ágil e eficiente, o Comitê de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), o Inova TRT-13, deu seguimento, nesta segunda-feira (25), à Oficina “Inovação como Instrumento de Superação de Desafios Institucionais”. Realizada na modalidade virtual, a oficina ocorrerá, também, na próxima quarta (27) e no dia 4 de novembro.

Neste segundo dia de oficina, os participantes foram divididos em seis grupos para discutirem e aprofundarem, por meio de entrevistas feitas com representantes de instituições ligadas à advocacia, ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público da Paraíba, os seguintes temas: atuação institucional, gestão, orçamento, pessoas, prestação jurisdicional e comunicação e tecnologia.

Em seguida, as respostas foram sistematizadas usando o modelo canva, de modo a identificar medos, desafios e desejos, para, por fim, criar a declaração de intenção de futuro, que vai direcionar o próximo dia de oficina.

“O objetivo principal dessa ação formativa é olhar para todos os insumos, a exemplo de pesquisa, entrevistas e experiência das pessoas, para construir um mapa de oportunidades de inovação, que vai fazer com que se olhe para o planejamento estratégico e pense como a inovação e o empreendedorismo podem ajudar a construir soluções que tenham um olhar inovador sobre os problemas e oportunidades identificadas”, explicou o servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco, João Guilherme Peixoto, um dos facilitadores da oficina.

De acordo com o coordenador do Inova TRT-13, juiz André Machado, as pessoas externas ao Tribunal que foram convidadas a participar da oficina foram selecionadas devido à experiência e capacidade de contribuição para o tema da inovação. “Sabemos da trajetória, experiência e boa vontade de cada um. Essa colaboração é o primeiro passo para a inovação”, destacou. O advogado Daniel Sebadelhe, representando o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa/PB), afirmou que a oficina é “a certeza do esmero para manter a prestação jurisdicional na Paraíba como pioneira”.

Oficina

O evento, direcionado para magistrados e servidores do TRT-13, além do público externo, tem, também, a proposta de fazer um mapeamento dos desafios institucionais enfrentados pelo Regional paraibano e, dessa forma, utilizar processos de inovação como ferramenta para promover a melhoria dos serviços públicos para o jurisdicionado.

Entre as instituições parceiras do evento, também estão o Ministério Público do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho (MPT-PRT - 13ª Região); a Associação dos Advogados Trabalhistas da Paraíba (AATRA-PB); a Defensoria Pública do Estado da Paraíba e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB). As oficinas contam, ainda, com facilitadores tais como o juiz José Faustino e a servidora Camila Arraes, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.



 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13