Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Inovação: equipe formada por professores da UFPE, UFSC e UDESC deram início à terceira etapa do projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no TRT-13
Conteúdo

Notícias

Inovação: equipe formada por professores da UFPE, UFSC e UDESC deram início à terceira etapa do projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no TRT-13

Projeto pretende diagnosticar a capacidade laboral e funcional dos colaboradores com deficiência no Tribunal, identificando as fragilidades e oportunidades de melhoria nos postos de trabalho
publicado: 01/12/2023 14h47 última modificação: 01/12/2023 15h17

LabTato Fase 3.jpeg

Desde a última terça-feira (28), a equipe formada por professores da UFPE, UFSC e UDESC coordenada pela professora Ana Karina Pessoa Cabral, deu início à terceira etapa do projeto “Inclusão de Pessoas com Deficiência no TRT-13: uma abordagem centrada no ser humano para o diagnóstico da capacidade laboral e funcional do trabalhador”. 

Com o auxílio de uma série de tecnologias, como o decibelímetro ou medidor de nível de pressão sonora (MNPS), a equipe segue com as avaliações funcionais e dos postos de trabalho dos colaboradores com deficiência do TRT-13, inclusive avaliando o domicílio de servidores em teletrabalho e os locais de trabalho dos jovens aprendizes com deficiência. 

O objetivo é realizar um mapeamento para identificar questões ambientais, organizacionais e físicas para avaliar funcionalidades das pessoas com deficiência no Tribunal. A partir disso, serão feitas recomendações ergonômicas e de tecnologias assistivas para tornar o ambiente de trabalho mais adequado, favorecendo a qualidade de vida dos colaboradores. 

“O nosso recorte são as pessoas com deficiência  que atuam no TRT-13, mas a gente sabe que, na verdade, o projeto vai favorecer ao Tribunal como um todo. Nós vamos trabalhar com relação à inclusão, design universal, que são temas importantes para qualquer trabalhador, qualquer pessoa no seu dia a dia no trabalho”, destacou a professora Ana Karina Pessoa Cabral na apresentação da iniciativa.

O projeto foi apresentado aos servidores e gestores do Tribunal, em reunião no Pleno, no final de setembro e é uma iniciativa inovadora objetivando a inclusão de pessoas com deficiência no TRT-13. O projeto acontece por meio de convênio firmado com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por intermédio da sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, e tem como parceiros os professores  Giselle Merino (UFSC e UDESC) e Eugênio Merino (UFSC).

Para a servidora Vanessa Paiva, “a ideia de um projeto de inclusão para pessoas com deficiência no TRT-13 é muito positiva, vejo como uma forma de proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses servidores e que ainda refletirá no serviço gerando produtividade e maior funcionalidade, então é um projeto que só tem a agregar ao Tribunal”.

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: