Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Integrante de grupo vencedor do Hack@Power fica em primeiro lugar em hackathon no Imagineland
Conteúdo

Notícias

Integrante de grupo vencedor do Hack@Power fica em primeiro lugar em hackathon no Imagineland

Estudante Kamilly Carvalho, do IFPB, era única mulher do grupo. Isabelle Medeiros, que também participou do Hack@Power, recebeu menção honrosa
publicado: 17/08/2023 15h10 última modificação: 07/02/2024 09h19

Hackapower 1 Imagineland.jpg

O Hack@Power, um hackathon voltado para o público feminino desenvolvido pelo Laboratório de Inovação (Labor) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) e parceiros em abril deste ano, já está rendendo bons frutos. A estudante Kamilly Carvalho, do curso de Engenharia Elétrica do IFPB, que esteve no evento, também participou do Hackathon Imagine the Future promovido durante o Imagineland, no Centro de Convenções de João Pessoa. O detalhe: a estudante não só participou das duas maratonas de inovação, como integrou as equipes vencedoras.

Segundo contou, quando recebeu o resultado no Imagineland, logo veio à mente o evento anterior e, em seu discurso de agradecimento, citou o Hack@power “Ele foi o fator responsável por eu estar ali. Apesar das competições terem dinâmicas diferentes, por exemplo, no hackathon as equipes foram sorteadas e acabei sendo a única menina da equipe, foi a experiência que eu adquiri no Hack@power que me fez conseguir o lugar mais alto no pódio novamente. Por isso, não poderia deixar de citar e agradecer o pessoal do TRT-13 e do Farol Digital naquele momento”, explicou.

No Hack@Power, a estudante integrou a equipe “Electrics”, formada exclusivamente por estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Juntas, elas criaram o aplicativo “Job Her” com o objetivo de conectar mulheres ao emprego ideal e ficaram em primeiro lugar entre todas as equipes participantes. Já no Imagineland, ela fez parte da equipe DHS, que também conquistou a primeira colocação na competição. Os estudantes Leomim Falcão, Rafael Chaves, Luan Medeiros e Davi Ryan também integraram o grupo ganhador.

Na maratona, a equipe desenvolveu um projeto que simula o funcionamento de Inteligência Artificial para otimizar a marcação de atendimentos no Sistema Único de Saúde, otimizando a fila de espera de consultas e de realização de exames. “Pensamos nisso porque sofremos na pele com a demora para a marcação e realização de exames, assim como grande parte da população que utiliza o SUS, e essa demora influencia diretamente na qualidade de vida e bem-estar das pessoas”, afirmou Kamilly Carvalho. 

Hackapower 3 Imagineland.jpg

Menção honrosa

Já a estudante Isabelle Medeiros, do IFPB, também participou do Hack@Power em uma das equipes vencedoras e, no evento do Imagineland, recebeu menção honrosa. Conforme relatou, integrou a equipe Ecocity e a menção aconteceu por ter tido uma vivência bastante intensa no hackathon. “Foi uma experiência sensacional e muito desafiadora. Dentro da temática de smart city, buscamos trabalhar com uma alternativa para otimizar o processo de coleta do lixo”, disse.

Ela explicou que a ideia foi elaborar um sistema que contaria com várias “lixeiras inteligentes” dispostas pela cidades que, por sua vez, seriam monitoradas por sensores que verificariam a capacidade de cada lixeira sempre que alguém depositasse lixo nela. Por meio da inteligência artificial disposta em um aplicativo, seria possível fazer um cálculo estimado do tempo que a lixeira levaria para ficar completamente cheia, além de montar uma rota otimizada para a empresa de coleta fazer a limpeza de todas as lixeiras. 

O aplicativo poderia ser usado, também, pela própria população. “O usuário do app que deposita o lixo pode notificar quando a lixeira estiver cheia e ganhar uma recompensa por isso. Essa recompensa seria chamada de ‘ouro’ e retornada ao usuário na forma de um benefício ou desconto em algum serviço de uma empresa parceira”, completou.

Para o responsável pelo Laboratório de Inovação (Labor) do TRT-13, Marcelo Moura, “é muito gratificante ver que os resultados extrapolam aquilo que planejamos em termos de premiação, cursos e mentorias. Já foi uma surpresa muito boa ter encontrado as meninas no primeiro dia de evento e muito mais emocionante ver que uma delas ficou novamente em primeiro lugar. A outra, apesar de não ter sido premiada, participou da equipe que recebeu uma menção honrosa dos mentores. Esse resultado demonstra não só o potencial que essas jovens têm, como também a importância que essas oportunidades têm no desenvolvimento pessoal e profissional delas”.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: