Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Juíza do TRT-13 participa de simpósio sobre medicina legal, perícia médica e direito médico
Conteúdo

Notícias

Juíza do TRT-13 participa de simpósio sobre medicina legal, perícia médica e direito médico

Em sua palestra, juíza Mirella Cahú faz reflexões em torno dos transtornos mentais relacionados ao trabalho e o papel da perícia médica em avaliações laborais
publicado: 28/02/2023 13h59 última modificação: 28/02/2023 14h10

Mirella Cahú 2.jpeg
Juíza do trabalho Mirella Cahú participará do evento

A juíza do trabalho Mirella Cahú Arcoverde de Souza, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), fará uma palestra durante o Simpósio de Medicina Legal, Perícia Médica e Direito Médico Norte/Nordeste, realizado em João Pessoa na próxima quinta (2) e sexta-feira (3) em João Pessoa. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica de Pernambuco (ABMLPMPE).

A palestra proferida pela juíza do TRT-13 acontece na sexta, a partir das 8h, e é intitulada “Transtorno mental relacionado ao trabalho e ao papel da perícia médica e a sua forma de abordagem”, contando com a coordenação da Dra. Maria Odete Freire de Araújo. “Na minha dissertação de mestrado, eu estudo a forma como o transtorno mental e o trabalho se relacionam e como a justiça trata o tema. Entre os pontos, como os peritos fazem suas conclusões sobre a existência ou não de nexo com o trabalho. Na palestra, pretendo compartilhar um pouco dessa minha análise, já que a saúde mental ainda é um tema tabu para muitos profissionais, até mesmo para os médicos”, enfatizou Mirella Cahú.

Aliando seus estudos na psicologia social e na psicologia organizacional e do trabalho com a experiência como juíza do trabalho, Mirella Cahú levará uma abordagem rica para a palestra. “O grande cerne da questão é que a atuação como perito não pode ser uma mera atuação clínica do profissional. Ele precisa expor ao juiz quais as razões que fizeram ele chegar a conclusão que o trabalho é fato principal ou fator de concausa para adoecimento. Muitas vezes os peritos se limitam a dar diagnósticos sem explicar o porquê de suas conclusões”, enfatizou.

Mais informações sobre a programação e as inscrições, basta acessar este link

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13