Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Justiça do Trabalho na Paraíba registra índice de satisfação de 95%, revela consulta pública
Conteúdo

Notícias

Justiça do Trabalho na Paraíba registra índice de satisfação de 95%, revela consulta pública

Advogados, sociedade civil e servidores confirmam satisfação com serviços prestados por este ramo da justiça
publicado: 22/07/2022 12h31 última modificação: 26/07/2022 13h49

A pesquisa “Consulta Pública da Justiça do Trabalho: Metas Nacionais para 2023”, feita no período de 20 de junho a 1º de julho pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), revelou um índice de satisfação de 95% com os serviços prestados pela Justiça do Trabalho na Paraíba. Destes, pelo menos 32,9% corresponde aos respondentes que dizem estar muito satisfeitos com a instituição. Nacionalmente, o índice chega aos 81,34%. Advogados ouvidos pela reportagem confirmam: a satisfação com os serviços prestados pela JT é, de fato, elevada.    

Este é o caso da advogada Gleice Leandro, que escolheu o ramo trabalhista para atuar e, segundo conta, é “apaixonada pela Justiça do Trabalho”. “Eu tenho a JT como uma justiça relevante e de cunho social. Sempre fui muito bem atendida aqui no TRT-13, os processos tramitam rápido e sempre que procuro as varas ou as turmas, sou bem atendida. Então, minha avaliação é muito positiva. Na pandemia, quando a tendência era de os processos ficarem lentos, não percebi isso. As sustentações telepresenciais e a tramitação célere me deixaram bem satisfeita”, relata.

Por sua vez, o advogado Lucenildo Felipe da Silva, que advoga há 24 anos, enfatiza o quanto a adoção de ferramentas eletrônicas facilitaram a sua atuação. “A Justiça do Trabalho avançou muito, não restam dúvidas. O Balcão Virtual, por exemplo, é muito eficiente e facilitou muito o acesso, principalmente durante a pandemia. Particularmente, estou satisfeito. As audiências telepresenciais, especialmente, facilitam a atuação do advogado, que não precisa se deslocar de uma região para outra. A eficiência da JT se sobressai em relação a outras justiças”, comentou.

Já a advogada Artemisia Batista Leite Bezerra Vilar frisou que costuma comentar que a Justiça do Trabalho deveria ser seguida por todas as outras. “A agilidade nos processos e a presteza dos serventuários formam um conjunto invejável. A JT está de parabéns na elucidação dos casos e em realmente prestar a justiça quando se é necessário, levando em conta os direitos dos trabalhadores e das empresas reclamadas. A satisfação com a Justiça do Trabalho é realmente imensa”, finalizou.

Pesquisa

A pesquisa, coordenada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do CSJT, foi aplicada junto a cidadãos, advogados, magistrados, servidores, sindicatos e associações de classe com o objetivo de auxiliar na construção das metas nacionais para o Poder Judiciário no ano de 2023. O relatório aponta, ainda, que dos respondentes que afirmaram já ter sido atendidos virtualmente na JT na Paraíba, 97% ficaram satisfeitos com a experiência.

Com 313 servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) participando da consulta pública, o Regional registrou a terceira maior adesão do país de respondentes internos na pesquisa.


Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13