Notícias
Justiça Sustentável: Paraíba sedia a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário - Região Nordeste, nos dias 16 e 17 de outubro
Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, João Pessoa (Paraíba) receberá a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reúne os principais tribunais do Estado em organização conjunta: o TRT da Paraíba (13ª Região), sede do evento; o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal. Serão dois dias de debates, ações e compromissos voltados à cultura da sustentabilidade.
Com foco nos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança), a Semana busca integrar práticas sustentáveis à rotina institucional, promovendo a troca de experiências entre os tribunais nordestinos e fortalecendo a cooperação regional. A programação acontecerá no Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contará com a participação de autoridades de todo o país.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico neste link.
Participe da audiência pública!
Um dos momentos mais aguardados da programação será a Audiência Pública sobre boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), que acontecerá no dia 16 de outubro, das 19h às 20h30. Empresas, ONGs, universidades, movimentos sociais, representantes de empresa e 3º setor estão convidados a participar e contribuir com experiências e soluções inovadoras que conectem o setor privado, público e o terceiro setor à agenda da sustentabilidade.
Inscreva-se neste link para participar da audiência pública.
Sustentabilidade pelo exemplo
O evento está alinhado à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o papel do Judiciário como agente de transformação social. A Semana também cumpre as diretrizes da Resolução CNJ n.º 400/2021 e da Portaria n.º 134/2025, que instituem a Rede de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
O evento será inventariado quanto às emissões de gases de efeito estufa, ou seja, vamos computar todas as emissões provocadas pelo uso de gasolina, álcool, diesel, gás de cozinha, gás de ar condicionado e gás de extintores de incêndio, caso use) além da energia elétrica utilizada na Semana e os deslocamentos aéreos. Uma inovação que vai demonstrar o alinhamento do Poder Judiciário com a Sustentabilidade Ambiental, com foco na Mudança do Clima na Terra (ODS 13). Os Tribunais farão a compensação das emissões nos respectivos inventários de 2025. Pretende-se divulgar o resultado das emissões de gases de efeito estufa (tCO2e) do evento até 30 dias após a conclusão.
Programação
Além da audiência pública, a programação contará com cerimônia simbólica de plantio de árvores;; palestra da professora e pesquisadora Magda Helena de Araújo Maia e painéis temáticos com apresentações dos tribunais sobre os pilares ESG.
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br