Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Mês da consciência negra: discriminação racial no ambiente de trabalho é tema de boletim do Programa Trabalho Seguro
Conteúdo

Notícias

Mês da consciência negra: discriminação racial no ambiente de trabalho é tema de boletim do Programa Trabalho Seguro

Material, que está na sexta edição, traz dados relacionados à desigualdade racial no trabalho
publicado: 22/11/2021 13h39 última modificação: 24/11/2021 11h49

O mês da consciência negra, cujo dia se celebra em 20 de novembro, deu o tom da sexta edição do Boletim Informativo do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). O material faz um alerta sobre a discriminação racial nas relações de trabalho e as consequências jurídicas para quem comete tais atos discriminatórios, tanto no âmbito internacional quanto nacional.

Além disso, o boletim traz informações relacionadas à desigualdade racial na prática. Dados mais recentes do Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho da Smartlab, plataforma conjunta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), apontam que, na Paraíba, a remuneração média de negros era de R$ 1,7 mil em 2019 (ME – RAIS). Além disso, há uma diferença de remuneração relacionada a sexo e raça no setor formal. Os dados foram levantados com base em informações do Ministério da Economia e do IBGE.

O boletim informativo é publicado também no formato de vídeo, produzido pelo TRT-13 e fica disponível no canal do Tribunal no YouTube. O Programa Trabalho Seguro da Paraíba é coordenado atualmente pelos juízes André Aquino e Mirella Cahú. O objetivo é disseminar, entre os trabalhadores, informações fundamentais para promover, cada vez mais, a saúde e a segurança de todos.

Assista ao vídeo do boletim informativo clicando neste link

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13