Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Ministro corregedor-geral destaca importância da Conciliação durante encontro com equipe do Cejusc-JT
Conteúdo

Notícias

Ministro corregedor-geral destaca importância da Conciliação durante encontro com equipe do Cejusc-JT

Dando seguimento à Correição no TRT-13, segundo dia da programação contou, ainda, com reunião com a Amatra-13
publicado: 27/07/2021 21h52 última modificação: 29/07/2021 08h29

Em continuidade à Correição Ordinária em andamento no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, participou de reuniões no formato telepresencial na tarde desta terça-feira (27). Durante encontro com a equipe do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc-JT), destacou a importância da Conciliação como ferramenta de resolução de conflitos.

Ao iniciar a atividade correicional, o ministro enfatizou que um dos papeis do juiz é o de agente de pacificação social, frisando a relevância da ampliação dos Centros de Conciliação na Justiça do Trabalho. “Temos os Cejuscs como realidade no cenário da jurisdição não só trabalhista, como também nos demais ramos da Justiça. Precisamos nos dedicar a essa matéria com cientificidade e, naturalmente, criar adesão de todo o Sistema de Justiça”, salientou.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga afirmou, também, que o crescimento da Conciliação como modalidade de pacificação dos conflitos na esfera trabalhista depende de capacitação constante de servidores e magistrados. “As escolas têm como meta permanente a capacitação de forma continuada de todos os atores desse projeto tão caro para a Justiça do Trabalho. Vemos que o TRT-13 tem esse compromisso”, disse.

No tocante à atuação do Cejusc-JT, bem como as informações prestadas preliminarmente, os questionamentos feitos durante a correição foram respondidos pela equipe. Um deles foi sobre o uso de meios tecnológicos, a exemplo do WhatsApp, para contatar os advogados das partes.

“O servidor que chefia o Cejusc-JT é responsável por enviar mensagens pelo WhatsApp e fazer os contatos telefônicos. O uso é feito apenas para contatar o advogado para marcar a audiência ou tirar alguma dúvida sobre o link de acesso à audiência telepresencial. Não fazemos audiência ou negociação através do aplicativo”, esclareceu o juiz Fernando Luiz Duarte Barbosa, coordenador do Centro.


Conscientização


O ministro corregedor-geral alertou para a conscientização sobre a importância do uso da conciliação pelos magistrados do Tribunal, bem como acerca do papel do Cejusc-JT. “A função do Cejusc é a de conciliação. A equipe é mais especializada e tem maior disponibilidade de tempo para ouvir e exercer a missão da solução do conflito. Por isso, é importante a realização constante de capacitações”, comentou.

O vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Thiago Andrade, agradeceu ao ministro pela reunião e troca de ideias. “Temos um bom caminho a percorrer na Paraíba e o Cejusc-JT tem muito a oferecer ao Tribunal”, afirmou. O juiz auxiliar da vice-presidência, Lindinaldo Marinho, também participou da reunião, assim como a equipe responsável pela correição na Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

Nesta quarta-feira (28), a programação prevê, no turno da manhã, uma reunião entre o ministro Aloysio Veiga e o diretor da Escola Judicial (Ejud), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro e, a partir das 14h, uma série de reuniões virtuais entre o corregedor-geral e representantes de entidades de classe.

Por sua vez, na quinta-feira (29), será realizada a atividade correicional pela manhã, a partir das 9h30, e, às 14h, o ministro corregedor-geral se reunirá com o presidente e o vice-presidente do Tribunal. A sexta-feira (30) será reservada para a conclusão da correição ordinária, com a leitura da ata durante sessão do Pleno do Tribunal, às 10h.

 



Celina Modesto

Assessoria de Comunicação Social do TRT-13