Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Oito novos servidores tomam posse no TRT-13
Conteúdo

Notícias

Oito novos servidores tomam posse no TRT-13

Tribunal preparou uma programação de recepção, que aconteceu ao longo da semana, apresentando a dinâmica da instituição
publicado: 03/06/2024 08h15 última modificação: 20/06/2024 16h40

Posse novos servidores 2024-12.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) conta com oito novos servidores. Ao longo das últimas semanas, eles participaram de uma posse coletiva e de uma etapa de acolhimento, com aulas introdutórias sobre o funcionamento do tribunal, seus direitos e deveres, além das missões institucionais da Justiça do Trabalho.

A posse coletiva aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), no Auditório do Tribunal do Pleno, no edifício-sede. Foram nomeados os seguintes servidores: Bruno de Oliveira Souza, Maria Luiza da Câmara Leitão, Mariana Gomes Lira da Silva, Karollinne Marie Lira Fernandes Duarte e Luane Braga Vasconcelos de Oliveira, todos técnicos judiciários - Área Administrativa, sem especialidade; Helton de Sousa Barbosa e Lucas Anderson Azevedo Ferreira, técnicos judiciários - Apoio Especializado, Tecnologia da Informação; e Francisca Hitala Gomes de Sousa, técnica judiciária - Área Administrativa - Polícia Judiciária.

Posse novos servidores 2024-05.jpg

Antes da cerimônia de posse, tivemos um momento que demonstrou aos novos colegas de trabalho o perfil da gestão do TRT-13, com uma homenagem a empregados terceirizados que exercem sua função e contribuem de maneira importante para o funcionamento da Justiça do Trabalho há mais de uma década. A homenagem mais especial da manhã foi direcionada à terceirizada Antônia Pereira do Vale Amorim, mais conhecida por todos como Branca, que está há 32 anos no Tribunal na área de serviços gerais e copa.

Posse novos servidores 2024-11.jpg

A cerimônia, conduzida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segepe) e pela Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), foi iniciada com a leitura conjunta do Termo de Compromisso, com deveres e responsabilidades que os novos servidores empossados deverão ter. Na sequência, a diretora-geral do TRT-13, Simone Perrusi, assinou os termos de posse individuais de cada um dos oito novos servidores, oficializando a entrada deles na instituição.

O presidente do TRT-13, Thiago Andrade, fez um longo discurso de improviso, enfatizando a alegria que não apenas os servidores, mas também suas famílias estão sentindo em um momento único das vidas daquelas pessoas. “Eu gostaria de pedir aplauso para as mães e os pais deles, que devem estar dez vezes mais realizados com esse resultado. Quando um filho avança, toda a família avança junto”, declarou.

Em um segundo momento, ainda pela manhã, a vice-presidente do TRT-13, desembargadora Herminegilda Leite Machado, falou sobre o que é e o que faz um Tribunal Regional do Trabalho, detalhando o organograma disponível na página do TRT-13 na internet. Além disso, abordou os deveres dos servidores da instituição, lembrando aspectos da Lei 8.112 e enfatizando que o trabalho deve ser feito com dedicação e presteza. A magistrada apresentou, também, a Ouvidoria e a Ouvidoria da Mulher aos novos servidores.

Formação
IMG_2579.jpgPela parte da tarde, começou a etapa de formação inicial, contando com palestras apresentadas por representantes de diversos setores da instituição, destinadas tanto aos recém-empossados quanto aos servidores que foram convocados após a posse coletiva de julho do ano passado.

O coordenador de Segurança Institucional do TRT-13, coronel Jefferson Pereira, apresentou as unidades judiciárias e administrativas do Regional, enfatizando o papel dos agentes da Polícia Judicial e as regras de segurança do Tribunal.

A juíza do trabalho Nayara Queiroz, coordenadora por delegação do Cejusc-JT 2o Grau, apresentou o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos (Nupemec) e explicou o funcionamento e a importância dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, salientando a necessidade da conciliação e da mediação.

IMG_2591.jpg

A supervisora da Central Regional de Efetividade (CREF) e vice-diretora da Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), juíza do trabalho Mariana Petit Horácio de Brito, explicou a competência da CREF e as atribuições da Ejud. A assessora de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Jamilly Cunha, abordou as atividades do setor e os principais projetos que ele desenvolve, frisando que as ações focam o público externo, principalmente as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os servidores Eduardo Cavalcanti e André Luiz Lucena, da Segepe, apresentaram os direitos e benefícios dos servidores, a exemplo de auxílio alimentação, auxílio-funerário e auxílio creche.

Durante a terça (28) e quarta-feira (29), as aulas seguiram na Sala de Treinamentos da Ejud13, no Fórum Maximiano Figueiredo. No final da tarde da terça, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, esteve no Fórum fazendo uma visita institucional e deu as boas-vindas aos novos servidores.

IMG_4644.JPG

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13