Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > “Se não soubermos trabalhar agora, daqui a algumas décadas ninguém mais terá direitos”: palestra do professor Dr. Ricardo Antunes abre ano letivo da EJud-13
Conteúdo

Notícias

“Se não soubermos trabalhar agora, daqui a algumas décadas ninguém mais terá direitos”: palestra do professor Dr. Ricardo Antunes abre ano letivo da EJud-13

"Indústria 4.0 e o Trabalho em Plataforma: Presente e Futuro do Trabalho?" foi a temática discutida
publicado: 29/02/2024 11h38 última modificação: 04/03/2024 08h33

Ricardo Antunes palestra capa.png

Com o auditório do Fórum Maximiano Figueiredo lotado, o Professor Titular de Sociologia do Trabalho no IFCH/Unicamp, Dr. Ricardo Antunes, abriu o ano letivo da Escola Judicial do TRT-13, ministrando a palestra "Indústria 4.0 e o Trabalho em Plataforma: Presente e Futuro do Trabalho?".

A desembargadora diretora da Escola Judicial, Herminegilda Leite Machado, fez a abertura do evento dando as boas-vindas ao professor. “A escola está em festa e nós estamos felizes e honrados em receber o professor Dr. Ricardo Antunes porque nós sabemos do seu compromisso com o estudo e com o mundo trabalho”, celebrou a desembargadora.

“Recebi o convite para estar aqui com muita alegria. Eu faço atividades com os Tribunais Regionais há, pelo menos, 4 décadas e, para mim, é um motivo de satisfação, é uma troca. Eu posso apresentar as nossas pesquisas e as condições de vida da classe trabalhadora, as principais mudanças e como isso afeta muito duramente a regulamentação do trabalho; ao mesmo tempo que aprendo com o debate dos juízes e juízas e com isso podemos enfrentar um tema que é crucial. Se não soubermos trabalhar agora, daqui a algumas décadas, anos, ninguém mais terá direitos”, comentou o professor Dr. Ricardo Antunes.

Ricardo Antunes palestra 5.jpegNa palestra, o professor Dr. Ricardo Antunes tratou sobre o processo de plataformização do trabalho e como esse fenômeno não está restrito a motoristas e entregadores. A tese defendida pelo professor é de que médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, professores, empregadas domésticas, ou seja, todos os trabalhadores desse amplo campo dos serviços tendem a se converter em trabalhadores uberizados. “As plataformas são as indústrias do nosso tempo”, frisou.

      

Palestrante

Ricardo Luiz Coltro Antunes é Professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Publicou 13 livros no exterior e ministrou cursos de pós-graduação e graduação e conferências em várias universidades na Europa (Itália, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Suíça); na América do Norte (EUA); América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Cuba) e na Ásia (China e Índia). Coordena as Coleções Mundo do Trabalho (Boitempo) e Trabalho e Emancipação (Expressão Popular). Publicou artigos em revistas acadêmicas na França, Inglaterra, EUA, Itália, Portugal, Holanda, Espanha, Suíça, Alemanha, Índia, China, Rússia, Canadá, México, Argentina, Colômbia, Equador, Venezuela, Uruguai, Cuba, entre outros. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz da Unicamp (2003), a Cátedra Florestan Fernandes da CLACSO (2002) e a Medalha (Comenda) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) (2013).

Ricardo Antunes palestra 3.jpgRicardo Antunes palestra 2.jpg

Ricardo Antunes palestra 4.jpg

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13