Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Participe: TRT-13 instala Pontos de Entrega Voluntária de produtos eletrônicos, na sexta-feira (19), no edifício-sede, e na segunda-feira (22), no Cijus
Conteúdo

Notícias

Participe: TRT-13 instala Pontos de Entrega Voluntária de produtos eletrônicos, na sexta-feira (19), no edifício-sede, e na segunda-feira (22), no Cijus

Todas e todos estão convidados para participar desta ação de sustentabilidade aliada a cidadania e ética, para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente
publicado: 16/07/2024 16h06 última modificação: 16/07/2024 16h06

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizará a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PAVs) de produtos eletrônicos, na sexta-feira (19), no edifício-sede, e na segunda-feira (22), no Centro Integrado da Justiça Social (Cijus). O programa é acessível para o público externo, magistradas, magistrados, servidoras e servidores. O Fórum Maximiano Figueiredo e o Fórum Irineu Joffily, posteriormente, também receberão os PAVs. 

Na ocasião, também, será montado um museu com equipamentos eletrônicos antigos coletados que exibirá a evolução dos dispositivos eletrônicos ao longo do tempo, desde os primeiros computadores e calculadoras até os mais modernos smartphones e dispositivos de realidade virtual. 

Convidamos todas e todos que tenham equipamentos eletrônicos para descarte para trazerem até os pontos de coleta no TRT-13 e no Cijus. Estes equipamentos serão recolhidos, transportados e tratados adequadamente de forma que se utilize de engenharia reversa do que for possível e destino final adequado do que não poder ser reutilizado.

Esses pontos se somam aos ECOPONTOS instalados na sede e no Fórum Maximiano Figueiredo, neles é possível descartar lacres de alumínio, óleo de cozinha e pilhas e baterias e fazem parte do EcoLabora - Programa de Sustentabilidade do TRT13.

O Programa faz parte de um termo de cooperação técnica celebrado entre o Tribunal e a Associação Paraibana de Fomento à Reciclagem de Resíduos Sólidos e tem como objetivo realizar coleta, transporte, armazenamento, manufatura e destinação final de equipamentos eletroeletrônicos ociosos, recuperáveis, antieconômicos e irrecuperáveis. Além disso, visa realizar ações de estímulo para segregação correta e adequada desses equipamentos e resíduos em locais estratégicos de João Pessoa e Campina Grande. 

ECO PONTO TRT.jpeg

Lixo eletrônico ou e-lixo

Lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e eletrônicos (REEE) ou e-lixo são termos utilizados para se referir a equipamentos elétricos e eletrônicos. As tecnologias do mundo moderno possibilitam que novos aparelhos sejam lançados e novas tendências surgem rapidamente no mercado. Esse processo leva o consumidor a substituir seus produtos eletrônicos cada vez mais rápido, gerando um volume cada vez maior de lixo eletrônico.

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

Assessoria de Comunicação Social TRT-13