Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Pelo segundo ano consecutivo, TRT-13 inscreve Inventário de emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol na categoria Ouro
Conteúdo

Notícias

Pelo segundo ano consecutivo, TRT-13 inscreve Inventário de emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol na categoria Ouro

Documento detalha emissões de gases de efeito estufa do Regional no ano de 2023
publicado: 13/06/2024 17h00 última modificação: 13/06/2024 17h00

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), pelo segundo ano consecutivo, publica e inscreve o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) na categoria Ouro. O inventário, auditado por empresa independente, foi elaborado com base nos dados registrados pelo Tribunal no ano de 2023. De acordo com o inventário, o montante total emitido pelo TRT-13 no período foi de 481,444 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente).

Neste levantamento, foram inventariadas as emissões dos escopos 1 (combustão estacionária, combustão móvel e emissões fugitivas, que se referem a recargas dos extintores de CO2 e a reposição de gás de refrigeração nos equipamentos de ar-condicionado), 2 (compra de energia elétrica) e, de maneira inédita, o escopo 3 (emissões decorrentes de viagens a serviço do Tribunal e estimativa das emissões derivadas dos trajetos de ida e volta do trabalho para casa dos servidores e magistrados).

Foram emitidos pelo TRT-13, em 2023, um montante de 51,267 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) referentes apenas ao escopo 1; 69,101 tCO2e relativos ao escopo 2; e 361,076 tCO2e do escopo 3. Em 2022, foram inventariados apenas os escopos 1 e 2, por isso não é possível comparar os valores totais verificados dos dois períodos. No entanto, comparando apenas os escopos 1 e 2, que foram avaliados nos dois períodos inventariados, registrou-se grande redução na emissão de GEE pelo Regional em decorrência das diversas estratégias implementadas.

A emissão verificada no âmbito do escopo 1, no ano de 2022, foi de 189,76 tCO2e, o que significa uma queda de 138,49 tCO2e. Contribuíram para esta redução ações como substituição da gasolina por etanol nos abastecimentos da frota flex, redução e atualização da frota veicular do Tribunal e aquisição de equipamentos de ar condicionado do tipo split com gás ecológico e selo de eficiência energética.

Por sua vez, o escopo 2, em 2022, foi de 78,59 tCO2e, enquanto em 2023 o montante caiu para 69,10 tCO2e. O TRT-13 possui sistemas com placas fotovoltaicas implantadas em seus estabelecimentos e, de forma geral, algumas instalações podem ser consideradas autossuficientes na maior parte do ano. Dessa maneira, a energia excedente gera créditos na fatura do consumo de instalações da capital. O TRT-13 vai zerar as emissões referentes à compra de energia elétrica consumida em 2023, utilizando Certificados I-REC e representando 2.015 MWh de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, adquiridos da empresa de geração de energia AES Brasil.

O que é o inventário?
O Inventário de Emissões de GEE é um relatório que identifica fontes emissoras e quantifica o potencial impacto das emissões na mudança climática das operações decorrentes do funcionamento de uma determinada organização. Para isso, verifica-se, por exemplo, as emissões diretas do consumo de combustíveis pela frota de veículos (chamada combustão móvel), as emissões fugitivas de gases refrigerantes dos aparelhos condicionadores de ar, a geração de eletricidade (conhecida como combustão estacionária) e também as emissões indiretas por compra de energia elétrica.

Os critérios de quantificação utilizados pelo TRT-13 para elaborar os inventários foram os da NBR ISO 14064-1 e as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol. Após a feitura do inventário, o documento passa por uma verificação por uma terceira parte, assegurando credibilidade aos resultados encontrados. O inventário também é uma ferramenta que permite direcionar a construção de um Plano de Compensação Ambiental.

O inventário levou em consideração todos os prédios do TRT-13, ou seja, o edifício-sede, a Seção Odontológica, a Coordenadoria de Material e Patrimônio, a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória e os fóruns que abrigam as Varas do Trabalho nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha e Sousa.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13

registrado em: