Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Placas identificadoras foram instaladas nas portas dos setores do Edifício-sede do TRT-13
Conteúdo

Notícias

Placas identificadoras foram instaladas nas portas dos setores do Edifício-sede do TRT-13

Instalação de placas identificadoras objetiva garantir a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências físicas e intelectuais
publicado: 11/09/2023 10h59 última modificação: 18/09/2023 08h01

Placas acessibilidade.JPG

O Tribunal Regional do Trabalho (13ª Região) instalou placas identificadoras, inclusive placas em braille, nas portas dos setores do Edifício-sede, buscando a adequação das unidades administrativas e judiciárias do Tribunal às normas de acessibilidade. A instalação objetiva garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário às instalações do Tribunal, independentemente das suas habilidades físicas e intelectuais, além de melhorar a segurança, a orientação e a identificação das áreas do prédio.

As placas identificadoras são importantes instrumentos de sinalização de ambientes, sendo de suma importância para locomoção de todos os indivíduos. De acordo com a NBR 9050, as placas devem ser claras, legíveis, de fácil compreensão e de cor contrastante para facilitar a leitura. Além disso, as placas devem ser instaladas em local visível e acessível, próximo à porta e a uma altura adequada para que possam ser facilmente lidas por todos os usuários, incluindo aqueles em cadeiras de rodas ou com baixa visão.

A utilização de braille para a identificação das salas e áreas também é uma exigência da normativa e essencial para promover a inclusão, tema sempre presente e priorizado nas ações do Tribunal. “A instalação das placas envolveu todos os setores do edifício-sede, para que tivesse um padrão. Mas o destaque foram para as placas em braille para os deficientes visuais”, comentou a servidora Priscilla Lima, gestora do contrato.

Renata Santos 
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: ,