Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Por novos caminhos: integrantes do Ruas que Falam finalizam curso de Confecção de Salgados e recebem certificados
Conteúdo

Notícias

Por novos caminhos: integrantes do Ruas que Falam finalizam curso de Confecção de Salgados e recebem certificados

Por meio do curso, os participantes desenvolveram habilidades e estão esperançosos para alcançar os seus sonhos
publicado: 28/05/2024 16h14 última modificação: 20/06/2024 17h05

IMG_5606.jfif

O Tribunal Regional do Trabalho (13ª Região) realizou a Culminância do curso de Confecção de Salgados, do Programa Alimentando Sonhos,  feito pelos integrantes do Projeto “Ruas que Falam”. O evento aconteceu no Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo e contou com a participação do presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, e com representantes da  Associação Recreativa Cultural (ARC), Central Única das Favelas da Paraíba (CUFA-PB), Centro Comunitário Bom José (CBJ) e M. Dias Branco, parceiros do projeto.

“A proposta do Ruas que Falam é resgatar a cidadania. O TRT-13 não só enxerga as pessoas em situação de rua, mas também quer que elas tenham voz, assim como o nome do projeto expressa. Tudo o que os participantes mais querem é uma oportunidade e o Tribunal, junto com os parceiros, está proporcionando isso. Continuaremos nos dedicando para que esse projeto gere novos caminhos”, declara o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade.

IMG_5647.jfif

Na ocasião, a assessora de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Andrezza Ribeiro, realizou uma apresentação sobre a potência do povo de favela, enfatizando a importância de sonhar e lutar pelos direitos, através da construção da identidade. “A favela sempre foi considerada algo negativo, em que só existe criminalidade, mas há um outro lado. A planta ‘favela’, por exemplo, floresce e sobrevive em lugares difíceis; a favela é sobre resistência. Não podemos nos envergonhar da nossa história. Além de alimentar sonhos, estamos aqui para gerar esperança. O TRT-13 está incentivando, mas os participantes, vocês, são os únicos que podem mudar as próprias vidas. Fico feliz que cada participante esteja rompendo ciclos e correndo atrás dos seus sonhos.”, afirma Andrezza. O curso de Confecção de Salgados aconteceu durante o mês de abril na ARC, sendo ministrado pela chef Carolina Spinellis, que enfatiza a importância da ação para potencializar pessoas. “Cada um aqui tem uma potência muito grande dentro de si e vi isso de perto, a cada aula. Esse projeto serviu para desenvolver habilidades que vocês possuem. Espero que muitas portas se abram para cada um. Vocês não são mais invisíveis,  acreditem em vocês.”

Aginaldo Rodrigues Amador é integrante do Ruas que Falam e, durante o evento, compartilhou que o seu grande sonho é cursar Gastronomia e, através do curso de salgados, viu que é possível alcançar aquilo que deseja. “Eu me considerava invisível, mas o Ruas que Falam nos deu visibilidade e voz ativa. Eu agradeço ao TRT-13 e aos parceiros. O meu sonho está sendo concretizado, penso em começar a faculdade já no ano que vem. O projeto me deu esperança”. 

Ao fim do evento, os certificados de finalização do curso foram entregues para todos os participantes. O TRT-13 além de trazer visibilidade para esta e outras pautas, busca dar voz para pessoas diversas e gerar novos caminhos em busca da Justiça Social, através de ações que potencializam as habilidades e sonhos. 

RuasqFalam_Curso_Salgados-18.jpg

Rebecca Narriê (estagiária)
Com supervisão de Débora Cristina

Assessoria de Comunicação Social do TRT-13