Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Prazo para ajudar a Justiça do Trabalho a elaborar metas para 2022 termina no fim deste mês
Conteúdo

Notícias

Prazo para ajudar a Justiça do Trabalho a elaborar metas para 2022 termina no fim deste mês

Responda à pesquisa e ajude na elaboração das metas para o ano que vem
publicado: 22/07/2021 11h05 última modificação: 27/07/2021 13h14

A Justiça do Trabalho deseja saber a opinião de quem utiliza os serviços oferecidos sobre os temas que devem ser priorizados até 2026. Advogados, integrantes do Ministério Público, empregados e empregadores, já podem responder à pesquisa de Metas Nacionais - processos participativos, até 31 deste mês de julho. De acordo com o assessor Max Frederico Guedes Pereira, da Assessoria de Gestão Estratégica do TRT13, a contribuição é essencial no direcionamento de esforços para a melhoria dos serviços judiciais.

Entre os temas, está a redução do acervo de processos, o incremento e estímulo a formas consensuais de solução de litígios, a ampliação de serviços virtuais, além da priorização no julgamento de temas relacionados à Agenda 2030 das Nações Unidas, como: acidente de trabalho, assédio sexual, trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo e doenças ocupacionais. A pesquisa também está disponível para coletar outras prioridades e saber a percepção de confiança das pessoas na Justiça trabalhista.


Pesquisa unificada

Esta é a primeira vez que a Justiça do Trabalho faz, de forma unificada, a coleta da opinião dos usuários sobre as metas anuais, o que simplifica a consulta, a análise e a avaliação das respostas. Os resultados serão divulgados em agosto, na reunião preparatória do XV Encontro Nacional do Poder Judiciário e incorporados ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, aprovado pela Resolução CSJT n. 290 de 20 maio de 2021.


Metas nacionais

As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais para aprimorar o desempenho da Justiça. Um dos objetivos é entregar à sociedade a prestação jurisdicional mais ágil, efetiva e de qualidade. As metas foram criadas em 2009 e resultaram de acordo firmado pelos presidentes dos tribunais para o aperfeiçoamento da Justiça.

 

Resolução do CNJ

A Resolução CNJ 325/2020 instituiu a Estratégia Nacional 2021-2026, após construção democrática e participativa da rede de governança do Poder Judiciário. Assim, foram estabelecidos novos macrodesafios para todo o Judiciário brasileiro. Com esse novo ciclo de planejamento, fortalece-se o processo de formulação participativa de metas, com a possibilidade de envolvimento de diversos colaboradores na sua elaboração.




Jaquilane Medeiros

Assessoria de Comunicação Social - TRT 13