Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Presidência do TRT-13 assina projetos estratégicos focados na melhoria da instituição
Conteúdo

Notícias

Presidência do TRT-13 assina projetos estratégicos focados na melhoria da instituição

Iniciativas são voltadas aos eixos de governança corporativa e de comunicação institucional
publicado: 16/08/2021 07h48 última modificação: 18/08/2021 14h14

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Leonardo Trajano, assinou, na manhã da última sexta-feira (13), três projetos estratégicos focados na melhoria dos serviços prestados pela instituição. Os projetos “Governança IDS” e “Governança IGG TCU 2021” são focadas no eixo de governança corporativa do Tribunal, enquanto o “Reestruturação do portal” foca o aspecto da comunicação institucional.

Ao apresentar os projetos para a assinatura, o assessor de Gestão Estratégica do Tribunal, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira, explicou que se tratam de três projetos de grande importância. “Nosso grande objetivo será criar o nosso plano de integridade e o plano de gestão de continuidade de negócios, entre outros”, afirmou.

Por sua vez, o secretário-geral da presidência, Antônio Fragoso Cavalcante Neto, explicou que o projeto de reestruturação do portal do Tribunal é necessário para facilitar tanto o uso do servidor quanto do usuário externo. “Percebemos que o acesso a informações como atos ou resoluções pode ser facilitado. Dessa forma, o projeto foca em tornar o portal mais limpo e acessível”, comentou.

De acordo com a assessora de Comunicação Social do Tribunal, Patrícia Rocha, uma equipe com integrantes da assessoria e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal para avaliar os recursos que o portal possui atualmente. “Também será importante pedir uma ‘consultoria’ a pessoas das áreas jurídica e administrativa do Tribunal para entender a funcionalidade específica de recursos já existentes e poder fazer um mapeamento e posterior índice de prioridade do que sofrerá ou não alteração. Entendemos como um trabalho minucioso de varredura no portal e que é urgente e inédito”, avaliou.

O presidente do Tribunal, ao assinar os documentos, enfatizou que é fundamental aliar os projetos à transparência. “Além das notícias, nosso portal possui informações que são utilizadas por  diversos segmentos com finalidades distintas, a exemplo de precatórios, contratos e licitações. É uma gama de informações que disponibilizamos, por isso o trabalho será meticuloso”, frisou.


Projetos

O projeto “Governança IGG TCU 2021” tem como escopo o tratamento dos achados identificados como “Não Adota” no questionário do IGG TCU 2021 (governança organizacional e gestão públicas nas organizações), tendo em vista a necessidade de alinhamento e atendimento às não conformidades verificadas, o que vai contribuir para o aprimoramento da governança do Tribunal.

Já o projeto “Governança IDS” tem como escopo o tratamento dos indicadores do PLS-TRT13 (Plano de Logística Sustentável). Estes indicadores impactam no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) do CNJ, que é obtido a partir da avaliação de ações socioambientais promovidas pelos órgãos do Judiciário. O projeto, com foco na governança institucional, vai contribuir para um melhor desempenho dos indicadores, a exemplo de consumo de energia elétrica, água, copos descartáveis, papel e destinação dos resíduos, através de ações a serem desenvolvidas pelas diversas unidades judiciárias e administrativas.

Por sua vez, o projeto de “Reestruturação do portal” tem como objetivo reestruturar os portais de internet e intranet do Tribunal, organizando a informação nele disponibilizada por meio de melhorias no layout, nas ferramentas de busca, no incremento dos indicadores de transparência e na definição de atribuições das unidades responsáveis pelas informações. O projeto é de extrema importância para garantir o acesso às informações institucionais - previsto pelo TST e CNJ, assim como garantir a credibilidade da comunicação social da instituição.


Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13