Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Presidente do TRT-13 integra delegação brasileira no maior encontro de sustentabilidade promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil
Conteúdo

Notícias

Presidente do TRT-13 integra delegação brasileira no maior encontro de sustentabilidade promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil

O evento acontece durante a 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas
publicado: 20/09/2024 13h58 última modificação: 23/09/2024 09h17

Presidente TRT-13 SDGs Brazil Assembleia Geral da ONU.jpeg

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Thiago Andrade, foi convidado a integrar a delegação brasileira no SDGs in Brazil 2024 (Sustainable Development Goals), maior evento brasileiro de sustentabilidade corporativa no exterior. O encontro é promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acontece no Delegates Dining Room, na sede da ONU em Nova York, durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, com foco no progresso das organizações rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação iniciou ontem (19) e segue durante esta sexta-feira (20).

O evento apresentará o segundo ano do Relatório Ambição 2030, que traz indicadores de uma estratégia composta por dez grandes movimentos que visam acelerar as metas da Agenda 2030. Além disso, será discutida a agenda ‘anti-woke’, abordando o impacto de movimentos contrários a causas sociais e ambientais, como direitos LGBTQIA+ e mudanças climáticas.

O evento abordará debates sobre bioeconomia na Amazônia, saúde e resiliência climática, além da preparação para a COP30, que ocorrerá em Belém, em 2025. São esperadas mais de 800 pessoas, incluindo lideranças empresariais e governamentais, para discutir temas centrais como meio ambiente, direitos humanos e finanças sustentáveis.

Presidente TRT-13 SDGs Brazil Assembleia Geral da ONU_ (3).jpeg

Presenças Ilustres

Entre os participantes estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o ator Lázaro Ramos; Georg Kell, fundador do Pacto Global; a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; Sanda Ojiambo, Executive Director, UN Global Compact; Carlo Pereira, CEO, Pacto Global da ONU - Rede Brasil; Sérgio Danese, Representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU); Rachel Maia, Presidente do Conselho de Administração, Pacto Global da ONU - Rede Brasil; Janja Lula da Silva, socióloga e primeira-dama do Brasil; Silvia Rucks, coordenadora residente do escritório da UNCT no Brasil; Dr. Sidney Klajner, do Hospital Albert Einstein; Kamila Camilo, diretora executiva do Instituto Oya; Arturo Nunez, CEO do Aje creative LLC; Cristovam Ferrara, Diretor de Responsabilidade Social da Globo; Ana Fontes, Pacto Global da ONU - Rede Brasil; Jorge Viana, Apex Brasil; Danilo Zelinski, KPTL; Sarah Sampaio, CEO da Amazônia Agroflorestal; Enio Verri, Itaipu; Luciana Costa, BNDES; Puyr Tembé, Povos Indígenas do Pará; Antonio Meirelles, Mosaic; Márcia Castro, Pacto Global da ONU - Rede Brasil; Abrão Neto, Amcham Brasil; Marcelo Marangon, CITI Brasil; Daniela Chiaretti, Valor Econômico, dentre outros. 

Palestra Sanda Ojiambo ONU.jpeg

Sustentabilidade no TRT-13: Programa Ecolabora

O “Ecolabora - Programa de Sustentabilidade do TRT-13” é uma iniciativa inovadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) que promove ações de sustentabilidade, tanto interna quanto externamente, considerando quatro eixos: ambiental, social, cultural e econômico. 

O relatório atualizado do Ecolabora, divulgado no início de setembro, contempla as medidas, ações e projetos que estão sendo implementados pelo Tribunal desde o início do ano de 2023. O programa é dividido em quatro trilhas de atuação:

  • Trilha Greta Thunberg: representa o viés “ambiental” e tem como compromisso tornar o Tribunal carbono neutro até 2030. Além disso, visa melhorar a eficiência no consumo de água e a gestão eficiente dos recursos naturais. Ações inovadoras e ousadas do Tribunal passam por adesão ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU, e Programa Brasileiro de Gás de Efeito Estufa PB GHG; elaboração do Plano de Gestão de Gases de Efeito Estufa; além do plantio de 1.000 árvores e compra de créditos de carbono, entre outros;

  • Trilha Patrícia Rosas: com viés social, foca em ações relacionadas à valorização do trabalho verde, enfrentamento ao racismo ambiental e outras formas de desigualdades sociais, com destaque para o Projeto “Aquilomba, Paraíba” e coleta de resíduos remunerada;

  • Trilha Wangari Maathai: representa o viés cultural e é caminho que leva à valorização da diversidade étnica e à convivência entre ideias, características, gêneros e regionalismos. Neste caminho, destacam-se o “Quilombo vai à Nasa”, sala de música e biblioteca Chico César, no Cijus, e a Companhia de Teatro Ruas que Falam e o Justiça em Palco;

  • Trilha Ailton Krenak: com viés econômico, permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidades que objetivam uma melhor eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do órgão. Neste sentido, destacam-se o Plano de Logística Sustentável e o Projeto Ilumi.

O programa contempla, ainda, a criação da Rede de Sustentabilidade do Sistema de Justiça do Estado da Paraíba, chamada “Conecta Sustentabilidade”, por meio da qual se conjugam esforços entre TRT-13, TRE-PB, JFPB, TJPB, TCE-PB e UFPB para implementação de programas e ações interinstitucionais sobre a temática da sustentabilidade em todas as suas dimensões.

Fotos equipe e presidente-5.jpg

Bicampeão do Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável

O Ecolabora venceu, por dois anos consecutivos, o Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em 2023, quando aconteceu a primeira edição do prêmio, o “Quilombo vai à Nasa” foi vencedor na Dimensão Cultural. Já neste ano, o próprio Ecolabora foi vencedor, ficando em primeiro lugar na premiação, na Dimensão Ambiental. 

Para saber mais detalhes sobre o Ecolabora e todas as ações feitas no âmbito do programa, acesse o relatório atualizado.

Assessoria de Comunicação Social TRT-13 com informações do Pacto Global da ONU - Rede Brasil