Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Programa Empregabilidade na Diversidade, do TRT-13, ganha busdoor em cinco ônibus da Capital
Conteúdo

Notícias

Programa Empregabilidade na Diversidade, do TRT-13, ganha busdoor em cinco ônibus da Capital

Sintur-JP é parceira do Regional e contribui com a iniciativa
publicado: 14/07/2023 16h32 última modificação: 19/07/2023 10h42

bus door 1.jpg

Do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) para as ruas de João Pessoa. Uma publicidade do Programa Empregabilidade na Diversidade, voltado a pessoas trans e o ingresso no mercado de trabalho, está circulando em cinco ônibus da Capital paraibana. A população poderá ver a iniciativa estampada no busdoor de linhas como 3200, 207, 202 e 500. Essa é mais uma ação decorrente da parceria do Regional com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur-JP).

O presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, foi conferir de perto, na garagem de uma das empresas operadoras do sistema de transporte coletivo, os ônibus que já estão circulando com o busdoor. “Temos parceiros como o IFPB, a Prefeitura de João Pessoa, o Sebrae/PB e a Abrasel, bem como o Sintur-JP, que acreditam nesse programa e que ele pode transformar a realidade das e dos participantes. É uma ação importante para que a população conheça o ‘Empregabilidade na Diversidade’”, salientou.

Além do busdoor, o Sintur-JP contribui com a iniciativa desde o seu começo e de forma decisiva para garantir a presença das e dos participantes: viabilizando as passagens de ida e de volta durante todo o período do programa. “Nós, do Sintur-JP, encaramos como uma verdadeira oportunidade esta parceria com o TRT-13. Sabemos que o transporte público é um direito que dá acesso a outros direitos, como saúde, educação e trabalho. Então, o direito ao transporte entra como uma peça que faz o encaixe nesse programa importante”, afirmou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira.

Agora, com o busdoor, a expectativa é que a população possa ter conhecimento desta iniciativa. “A publicidade permitirá que mais pessoas visualizem o programa e, também, que o público participante se sinta integrado ao transporte coletivo. O TRT teve uma visão privilegiada com essa iniciativa e nos sentimos honrados e gratificados em poder participar”, enfatizou Isaac Júnior Moreira.

Empregabilidade na Diversidade

Ao longo de dois meses, 20 mulheres e homens trans selecionados em parceria com instituições que atuam em prol deste público estão participando de uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade. A ação é executada pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do TRT-13.

A fase de acolhimento, já encerrada, contou com diversas oficinas e serviços, a exemplo de escuta psicológica coletiva, retificação da documentação, imunização vacinal, palestra sobre trabalho seguro e até mesmo ensaio fotográfico, que ajudará na construção de um currículo vitae. 

Atualmente na segunda fase, focada na formação profissional, as mulheres e homens trans estão participando do o curso de auxiliar de hotelaria, ministrado pelo IFPB. Na sequência, será a vez do curso técnico de auxiliar de cozinha e cumin, promovido em parceria com a seccional paraibana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13