Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Quinto encontro do “Ruas que falam” tem palestras sobre “Ambiente de trabalho e atendimento ao público” e “Política de redução de danos”
Conteúdo

Notícias

Quinto encontro do “Ruas que falam” tem palestras sobre “Ambiente de trabalho e atendimento ao público” e “Política de redução de danos”

Encontro aconteceu nesta terça-feira (5), no Cijus, no Centro de João Pessoa
publicado: 05/12/2023 16h53 última modificação: 06/12/2023 16h37

Na manhã desta terça-feira (5), no Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), os 20 participantes do projeto “Ruas que falam” puderam assistir a duas palestras importantes para a formação e capacitação de todos eles.

A servidora Neide Dias tratou do “Ambiente de trabalho e atendimento ao público” em sua palestra. “Abordamos desde o que é o ambiente de trabalho, passando pelo processo seletivo e o que é um contrato de trabalho, até os direitos, deveres, ética, valores e responsabilidades que um empregado deve ter dentro desse ambiente de trabalho”, pontuou a servidora.

A palestra “Política de redução de danos”, ministrada pelo servidor Lincoln Rodrigues, tratou das práticas de redução de danos, surgidas como uma alternativa para as estratégias proibicionistas do tipo “guerra às drogas”, que baseiam-se em princípios de pragmatismo, tolerância e compreensão da diversidade. 

Essa política é um conjunto de princípios e ações para a abordagem dos problemas relacionados ao uso de drogas que é utilizado internacionalmente e apoiado pelas instituições formuladoras das políticas sobre drogas no Brasil, como a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Saúde. 

Ruas q falam5-1.jpg

O Projeto

O Ruas que Falam se divide em três etapas. Neste primeiro momento, estão sendo realizadas ações de acolhimento, com escuta individual e coletiva, conduzidas por assistentes sociais e psicólogos do TRT-13. Depois, serão promovidas ações voltadas para oferta de serviços socioassistenciais, com o auxílio das instituições parceiras que atendem no Cijus. Por fim, o objetivo é promover uma etapa de formação, que inclui a construção de currículos, oficinas de artesanato, oratória, e encaminhamento para demais projetos desenvolvidos pela Aspros.

A ação acontece semanalmente, toda  terça-feira, nas dependências do recém-inaugurado Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), localizado no Centro de João Pessoa. A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) faz um exercício de escuta, formação e de encaminhamento à empregabilidade com pessoas em situação de rua. 

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: