Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Reunião do Coleprecor: apresentação de ferramentas para agilizar processos na Justiça do Trabalho

Notícias

Reunião do Coleprecor: apresentação de ferramentas para agilizar processos na Justiça do Trabalho

Participantes foram apresentados às novidades do Aud4 e Wiki VT

Ações do documento

publicado: 24/11/2021 13h37 última modificação: 26/11/2021 09h24

Os participantes da reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que está sendo realizada em Goiânia, nesta quarta-feira (24), estão sendo apresentados às ferramentas que ajudarão, cada vez mais, a facilitar o fluxo diário das demandas de todos que fazem parte da Justiça do Trabalho.

O primeiro sistema apresentado foi o “Aud4 integrado ao Zoom: facilitando registros e acessos às audiências gravadas”, apresentado por Natacha Moraes de Oliveira, diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-4. Esse sistema nasceu no TRT da 9ª Região, mas agora o TRT da 4ª Região tem aprimorado a ferramenta para auxiliar os juízes do Primeiro Grau, facilitando a indicação dos temas tratados nas audiências. 

O grupo que vem trabalhando nessas atualizações é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com a participação de juízes de todo o país. Até a próxima sexta-feira, os TRTs de todo o país receberão essa atualização completa. Num segundo momento, haverá a atualização das ferramentas de captura de vídeos também para este sistema. A ferramenta Aud4 se conecta com o Zoom e possibilita várias formas de gravar as audiências, com cronômetro e marcação de temas. De fácil manuseio, será possível inserir vários arquivos de áudio e vídeo durante a audiência. Ela explicou como funciona a ferramenta, ressaltando que a Ata da audiência permanecerá existindo, mesmo com o implemento desta novidade.   

Após a apresentação do Aud4, foi a vez dos participantes assistirem a uma segunda palestra. Foi feita a apresentação do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância – Wiki VT.  Os expositores foram o desembargador Amarildo Lima – do TRT-12 e a desembargadora Ana Paula Lockman, do TRT-15. O desembargador ressaltou que os trabalhos de atualização foram retomados de forma mais eficiente há um ano e, por isso, estar apresentando as novidades da ferramenta em tão pouco tempo é uma grande vitória. “É um projeto construído por nós, com muito mérito, com a legitimidade da corregedoria geral”.

A Gerente de fluxo processual da Wiki VT, a juíza Lúcia Zimmerman, do TRTA-15, foi convidada para apresentar a ferramenta. A magistrada ressaltou os benefícios para o trabalho da JT. “Ele serve como um grande índice das rotinas de trabalho, que vão concentrar cada uma das informações, que serão usadas em cada uma das fases do processo. Dessa forma, a Justiça do Trabalho se torna muito mais efetiva e mais célere, com todo o processo padronizado”.

No próximo dia 10 de dezembro haverá um webinário com abertura do ministro corregedor Aloysio Corrêa da Veiga e com a participação de todos os juízes de Primeiro Grau para apresentação oficial da ferramenta do Wiki VT. 

Débora Cristina
Assessoria de Comunicação Social TRT-13