Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Reuniões com desembargadores e gestores do TRT-13 marcam primeiro dia de correição ordinária da instituição
Conteúdo

Notícias

Reuniões com desembargadores e gestores do TRT-13 marcam primeiro dia de correição ordinária da instituição

De forma telepresencial, ministro Aloysio Corrêa da Veiga deu início às atividades correicionais nesta segunda (26)
publicado: 26/07/2021 18h16 última modificação: 27/07/2021 21h51

Teve início, na manhã desta segunda-feira (26), a correição ordinária do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Realizada no formato telepresencial, em decorrência da pandemia da Covid-19, a correição será feita de forma unificada entre a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e a Corregedoria Nacional de Justiça. O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, começou as atividades com reuniões virtuais nos turnos da manhã e da tarde.

Às 10h, o ministro se reuniu virtualmente com o presidente do Tribunal, desembargador Leonardo Trajano, e o vice-presidente e corregedor do TRT-13, desembargador Thiago Andrade. Na sequência, o corregedor-geral promoveu uma reunião com a equipe da presidência e os gestores responsáveis pelos setores do Tribunal que participarão da correição.

Durante a abertura das atividades, o ministro Aloysio da Veiga agradeceu a todos os que tornaram possível a realização da correição, enfatizando a boa receptividade dos magistrados e servidores do TRT-13. Além disso, ele apresentou a equipe que o auxiliará durante a semana de trabalhos virtuais, composta por juízes auxiliares e servidores da CGJT.

“Com os recursos de tecnologia da informação, poderemos ter acesso às informações e elementos necessários para acompanhar o desenvolvimento e estrutura do Tribunal da 13ª Região, que se encontra como um dos tribunais com maiores índices de efetividade na jurisdição trabalhista. Isso é muito importante diante do atual cenário diferente que estamos enfrentando devido aos efeitos da pandemia. Nesse período, tivemos de nos reinventar para continuar com a atividade jurisdicional por meios tecnológicos, sempre com o objetivo de entregar, aos jurisdicionados, o bem maior, que é a vida”, destacou o ministro.

Em seguida, o presidente do TRT-13, desembargador Leonardo Trajano, deu boas-vindas ao ministro corregedor-geral e salientou o quanto o trabalho de magistrados e servidores têm sido de buscar atender às expectativas da sociedade no tocante ao serviço prestado durante o período pandêmico. “A correição é uma oportunidade de aprimoramento das nossas atividades, trazendo luzes para buscar melhorias na prestação dos serviços. Buscamos cumprir a missão do Tribunal, que é de prestação jurisdicional de forma célere e efetiva à sociedade paraibana”, ressaltou.

 

Desembargadores recebem ministro virtualmente

No período da tarde, foi a vez dos desembargadores do TRT-13 se reunirem virtualmente com o corregedor-geral. Na oportunidade, o ministro frisou que esta é uma correição histórica, visto que é a primeira vez que é feita na modalidade telepresencial. Além disso, salientou a posição de vanguarda da Justiça do Trabalho, que, por ter praticamente 100% dos processos tramitando no sistema PJe, pôde se adequar ao trabalho virtual e retomar as atividades jurisdicionais, tão essenciais neste momento.

“Passamos por um período de grande mudança com o uso das ferramentas tecnológicas e a tendência é que elas permaneçam, não da forma que estamos usando agora, mas com projetos como jurisdição digital e juízo 100% digital. Essas ferramentas representam mais uma forma de aprimoramento da atividade jurisdicional”, afirmou.

Por sua vez, o desembargador-presidente apontou que toda a evolução pela qual o Tribunal vem passando é fruto de uma construção coletiva. “Nosso objetivo é atender à sociedade e manter o nível de excelência do Tribunal. Tenho orgulho em compor o TRT-13 e ter a clara evidência de que nesse período a nossa atuação é primordial”, pontuou.

 

Programação segue nesta terça (27)

Conforme a programação da correição, nesta terça-feira (27), a partir das 14h, o ministro deverá se reunir com a diretoria da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra13) e, em seguida, com a equipe do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc-JT).

Já na quarta-feira (28), a programação prevê, no turno da manhã, uma reunião entre o ministro Aloysio Veiga e o diretor da Escola Judicial (Ejud), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro e, a partir das 14h, uma série de reuniões virtuais entre o corregedor-geral e representantes de entidades de classe.

Por sua vez, na quinta-feira (29), será realizada a atividade correicional pela manhã, a partir das 9h30, e, às 14h, o ministro corregedor-geral se reunirá com o presidente e o vice-presidente do Tribunal. A sexta-feira (30) será reservada para a conclusão da correição ordinária, com a leitura da ata durante sessão do Pleno do Tribunal, às 10h.

 




Celina Modesto

Assessoria de Comunicação Social do TRT-13