Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Rita Leite Brito Rolim participa de primeira sessão no Tribunal Pleno
Conteúdo

Notícias

Rita Leite Brito Rolim participa de primeira sessão no Tribunal Pleno

Juíza convocada foi homologada na sessão desta quinta-feira (30) e aguarda nomeação do Presidente da República para assumir cargo de desembargadora
publicado: 31/03/2023 13h21 última modificação: 31/03/2023 15h14

Rita Rolim Primeira Sessão no Pleno.jpeg

A juíza convocada Rita Leite Brito Rolim participou de sua primeira sessão no Tribunal Pleno, realizada na manhã desta quinta-feira (30). A sessão administrativa começou pouco depois das 9h, liderada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Thiago Andrade, e os demais desembargadores do Regional.

O presidente Thiago Andrade iniciou a sessão administrativa homologando, por unanimidade, a aposentadoria do desembargador Carlos Coelho Miranda Freire e, em seguida, parabenizou a juíza. “Aproveito este espaço para dar boas-vindas a esta casa, especialmente no Mês da Mulher. Ainda falta a posse, mas já podemos dizer que teremos três desembargadoras neste tribunal. Sem divergências, proclamo por unanimidade que consta o voto do relator”, concluiu. 

Rita Leite Brito Rolim é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Sua trajetória profissional se dá majoritariamente no âmbito da Justiça do Trabalho da Paraíba, começando em maio de 1993 como juíza substituta em Varas do Trabalho de João Pessoa. Pouco depois, em julho daquele mesmo ano, se torna juíza titular da Vara do Trabalho de Monteiro, cargo que ocupa até 1997, quando é transferida para a Vara do Trabalho de Guarabira.

Entre maio e agosto de 2004, fez uma breve passagem pela Vara do Trabalho de Mamanguape, para então assumir o cargo que ocupava até hoje, como juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de João Pessoa. Enquanto isso, a magistrada também buscou incrementar seu currículo acadêmico, tendo uma especialização em Direito Processual Civil pela Unipê (2001) e um curso de Preparação à Magistratura de Carreira oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ESMA), em 2021.

No âmbito administrativo, a juíza convocada também foi diretora do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, durante o biênio 2009/2010, além de gerente setorial (master) do TRT-13 junto ao sistema Bacenjud, entre janeiro de 2015 e maio de 2019. A magistrada também foi integrante do Comitê de Assédio Moral do Regional.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13