Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Ruas que falam tem curso de cumim e oficina de currículo
Conteúdo

Notícias

Ruas que falam tem curso de cumim e oficina de currículo

A ação acontece semanalmente, toda segunda e quarta-feira, nas dependências do Centro Integrado da Justiça Social (Cijus)
publicado: 11/03/2024 16h05 última modificação: 12/03/2024 13h08

Desde segunda-feira (26), os participantes do projeto Ruas que Falam estão assistindo a aulas de Cumim, ministradas pelo professor Marinézio Gomes, e a uma oficina de currículos, realizada pela presidente do Programa Banco de Currículos da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAAPB), Melissa Paulissén. 

“Além da parte técnica do curso de Cumim e todas as competências relacionadas, vamos trabalhar, principalmente, a parte de inteligência emocional. Para que eles, saindo de um campo de vulnerabilidade, possam se estabelecer num ambiente profissional, ajudando na relação com as pessoas”, explicou o professor Marinézio Gomes.

Um cumim é um profissional que trabalha na área de restaurantes e hotéis, geralmente como assistente de garçom ou chef de cozinha. No curso, os participantes aprenderão tarefas como organizar ambientes, aplicar rotinas de higienização, interpretar ordem de serviço, receber clientes e servir alimentos e bebidas.

Na oficina de currículos, os participantes tiveram uma aula teórica para aprender a construir o documento de forma autônoma e puderam colocar os conhecimentos em prática, elaborando cada um o seu próprio currículo. “A base, a estrutura clássica do currículo não muda. Quanto mais objetiva ela for para os recrutadores, melhor. O que vai mudar, obviamente, é o conteúdo. São os desafios do que colocar, como colocar, mas sempre ressaltando que toda a experiência de vida que eles trazem, que eles constroem, é sim conteúdo de um currículo e precisa ser enxergada e valorizada pelo mercado de trabalho” destacou Melissa Paulissén.

Nessa etapa, a ação acontecerá semanalmente, toda segunda e quarta-feira, nas dependências do Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), localizado no Centro de João Pessoa. Em janeiro deste ano, o curso de informática básica (inclusão digital), em parceria com o Projeto Meninas na Ciência da Computação, da UFPB, abriu a etapa formativa do Ruas que Falam. 



Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: