Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Segunda Turma do TRT-13 inicia ano judiciário com nova presidência
Conteúdo

Notícias

Segunda Turma do TRT-13 inicia ano judiciário com nova presidência

Desembargador Wolney de Macedo Cordeiro passa a presidir o colegiado em 2023
publicado: 02/02/2023 15h20 última modificação: 02/02/2023 15h20

segunda turma_capa.jpg
Desembargadores Wolney Cordeiro (presidente da Segunda Turma), Ubiratan Delgado, Francisco de Assis Carvalho e Leonardo Trajano

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou, nesta quarta-feira (1º), a primeira sessão de julgamento do ano. Além de contar com intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que começaram oficialmente neste ano a participar das sessões do TRT-13 no âmbito do segundo grau, o colegiado está sob nova presidência: o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro. 

Durante a abertura do ano de trabalho, o novo presidente da Segunda Turma destacou que o poder judiciário deve ser exercido na sua plenitude sem autoritarismo, sem excessos, com equilíbrio e com paciência. “O dia oito de janeiro marcou de maneira indelével a nossa sociedade e o judiciário. Não podemos esquecer que, mesmo tendo uma atuação em um colegiado de um Tribunal de pequeno porte do Nordeste, é preciso mostrar a nossa indignação e afirmar a postura de independência do Judiciário”, enfatizou.

Além disso, o desembargador Wolney Cordeiro ressaltou que os integrantes da Segunda Turma continuarão pautando suas atuações em uma prestação jurisdicional responsável, célere e humana. “Tentamos sempre fazer o nosso melhor. Tenho certeza de que será um ano de realizações”, disse.

Presidente da Segunda Turma por doze anos, o desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva deu as boas-vindas ao colega e frisou que segue com o mesmo entusiasmo de quando começou a atuar na Justiça do Trabalho, nos idos de 1974. “Quero desejar boa sorte e tenho certeza que a presidência desta Segunda Turma estará, a partir de hoje, em excelentes mãos. Sei que o desembargador Wolney desempenhará essa função brilhantemente”, afirmou. 

Mudanças

O desembargador Ubiratan Moreira Delgado, que compõe o colegiado, comentou sobre as mudanças deste ano. “Junto com o novo presidente, temos, também, um novo integrante na Turma, que é o desembargador Leonardo Trajano. Temos uma Turma formada por quatro ex-presidentes e a experiência no trato com as sessões não faltará”, disse, acrescentando que a desembargadora Herminegilda Leite Machado passará a integrar a Primeira Turma neste ano. “São mudanças que não significam involução. Estamos sempre evoluindo”, avaliou.

Por sua vez, o desembargador Leonardo Trajano agradeceu os votos de boas- vindas e o acolhimento dos colegas. “Estou em processo de adaptação para conhecer com mais proximidade as teses já firmadas. São muitas matérias novas, mas assumo o compromisso de aprender e trabalhar", frisou. Já a desembargadora Herminegilda Machado pontuou que a sua passagem pela Segunda Turma, embora rápida, proporcionou muitos aprendizados. “Vou compor agora a Primeira Turma, mas estou levando daqui muitas lições aprendidas, até porque o nosso dia a dia é sempre de bastante aprendizagem. Foi uma satisfação enorme trabalhar com todos os senhores”, comentou.

Representando o Ministério Público do Trabalho da Paraíba, o procurador Márcio Roberto de Freitas Evangelista afirmou que atua na Segunda Turma entre pessoas que não só admira, mas que considera amigas. “Cada um deve usar as suas habilidades para desempenhar bem a sua missão. Então, agradeço e cumprimento a todos neste novo ano de trabalho”, finalizou.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13