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"Socorro": Laboratório de Inovação cria assistente virtual do TRT-13

Chatbot ficará disponível 24 horas por dia e sete dias por semana

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publicado: 11/05/2022 10h03 última modificação: 12/05/2022 12h46

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Projeto do novo chatbot do TRT-13 foi apresentado durante reunião com a direção do Tribunal nesta terça-feira (10)

A equipe do Laboratório de Inovação (Labor) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) desenvolveu a primeira assistente virtual do Tribunal, que deverá ficar disponível para atendimento ao público 24 horas por dia e sete dias por semana. A ferramenta, nomeada “Socorro”, inicialmente funcionará no âmbito interno, de forma experimental. No entanto, o objetivo é que ela fique disponível aos cidadãos, que poderão tirar dúvidas e pedir orientações sobre os serviços do Regional, bem como solicitar informações sobre processos em andamento, por exemplo.

O caráter experimental do chatbot permitirá que os usuários deem feedbacks sobre o seu funcionamento, bem como sugestões para melhorias e preenchimento de eventuais lacunas. Inicialmente criada para funcionar internamente, como ferramenta para facilitar a resposta a pedidos e dúvidas de serviços ofertados pela Secretaria de Gestão Pessoal (Segepe) do Tribunal, logo percebeu-se o potencial de seu uso em relação aos jurisdicionados. Neste sentido, “Socorro” poderá, por exemplo, responder às dúvidas mais frequentes feitas pelo público externo ao TRT-13.

Além do atendimento imediato, a ferramenta poderá ser o canal de atendimento prioritário do cidadão. “Socorro” foi desenvolvida durante o projeto de Transformação Digital do TRT-13, em ciclo feito na Segepe. “Já tínhamos pensado nessa possibilidade antes, mas barreiras técnicas impediram de irmos adiante com a ideia. Agora, conseguimos fazer um estudo e vimos que era possível criar o chatbot, então fizemos o protótipo. Temos um mar de oportunidades com essa criação, mas estamos avaliando, ainda, a sua adoção no portal do Tribunal na internet. Questões técnicas precisam ser estudadas antes disso, mas é o objetivo”, afirmou o coordenador do projeto, Marcelo Moura.

O Projeto de Transformação Digital do Tribunal, aplicado em unidades administrativas e judiciárias do TRT-13, tem o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados no dia a dia de trabalho dos servidores e propor soluções, que podem envolver automação, alterações de processos ou produtos/serviços. A iniciativa já desenvolveu soluções para a Coordenadoria de Material e Patrimônio do Tribunal, o gabinete do desembargador Wolney de Macedo Cordeiro e a Secretaria de Gestão de Pessoas. Nesta última unidade, foram criadas soluções mais específicas do trabalho desenvolvido, a exemplo do sistema gerador de documentos e do simulador de tempo de aposentadoria.

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Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13