Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Sustentabilidade no TRT13: aqui tem coleta seletiva solidária
Conteúdo

Notícias

Sustentabilidade no TRT13: aqui tem coleta seletiva solidária

Campanha de esclarecimentos sobre destino adequado do lixo
publicado: 20/09/2021 13h40 última modificação: 21/09/2021 12h22

No último mês de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba concluiu o processo de credenciamento de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com a finalidade de dar destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos recicláveis descartados pelo Tribunal, nas unidades da capital e no Fórum de Santa Rita.

Os órgãos e entidades da administração pública têm obrigação de separar os seus resíduos recicláveis descartados e assegurar a lisura e igualdade de participação das associações de catadores no processo de recolha destes resíduos.

Foram selecionadas duas associações: a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Itabaiana – ITAMARE e a Cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclável Ltda – Cotramare.

A reciclagem permite que estes materiais retornem ao ciclo produtivo, aliviando a pressão sobre o aterro sanitário, além de contribuir com a renda dos associados que têm neste ofício a sua renda.

Você pode colaborar com esta coleta seletiva solidária, evitando misturar os materiais recicláveis com materiais orgânicos. O ideal é que folhas de papel A4 usadas sejam depositadas em coletor separadamente dos outros materiais. Utilize as lixeiras coloridas para depositar os seguintes materiais separadamente: a cor azul é para papelões e outros papeis diferentes do A4, a cor vermelha é para plásticos e a cor marrom é para os resíduos orgânicos e aqueles que não podem ser reciclados. Desta forma você será solidário com a coleta seletiva e com os associados da cooperativa de catadores.

Abaixo segue um gráfico com a informação da quantidade de materiais que foram entregues aos recicladores neste ano, por tipo de material:

figura.png