Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 adere ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU, e institui Programa Carbono Neutro
Conteúdo

Notícias

TRT-13 adere ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU, e institui Programa Carbono Neutro

Ato assinado pelo presidente do Regional nesta quarta-feira (12) tem por objetivo neutralizar o impacto ambiental da emissão de gases de efeito estufa no Tribunal
publicado: 12/04/2023 20h34 última modificação: 19/04/2023 16h03

Translator

Translator

Carbono Zero 1.png

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) anunciou nesta quarta-feira (12) o Programa Carbono Neutro. O objetivo do ato assinado pelo presidente do Regional, Thiago Andrade, é apresentar uma série de medidas e orientações para atingir o objetivo de potencializar o desenvolvimento sustentável do TRT-13, com redução permanente e continuada das emissões de gases de efeito estufa, decorrentes de suas atividades.

Uma das medidas instituídas pelo ato é a realização do Inventário e do Relatório de Emissão de Gases de Efeito Estufa, que permitirá a identificação e a quantificação das emissões diretas e indiretas dos gases causadores de efeito estufa emitidos em decorrência das atividades do TRT-13. O inventário deverá seguir metodologia e padrões nacionais e internacionais e deverá ser publicado anualmente. 

Com base no levantamento, será produzido o Plano de Compensação Ambiental, que visa equilibrar as emissões de carbono, almejando alcançar a neutralidade, ou seja, a compensação, em quantidade igual ou superior, das emissões de gases poluentes na atmosfera. 

Este programa está alinhado com o art. 24 da Resolução CNJ n.º 400, de 16 de junho de 2021, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) da Agenda 2030 da ONU e aos compromissos do Brasil firmados no Acordo de Paris. 

Além da publicação do ato, outra medida realizada pela Administração, foi a adesão do Tribunal ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU por meio de carta de apoio formalizada na última segunda-feira (10). O movimento tem como objetivo estimular o setor empresarial brasileiro com a ambição coletiva de reduzir 2 gigatoneladas de CO2 acumuladas até 2030. Essa iniciativa prevê o compromisso da publicação anual do inventário de emissões e o cumprimento de metas de redução das emissões de GEE com base científica segundo os critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi). 

“O objetivo das medidas é dar um novo direcionamento para as ações de sustentabilidade do Tribunal  com o estabelecimento de planejamento e metas baseadas na ciência e de acordo com as melhores práticas que já vem sendo realizadas pelas organizações, sobretudo privadas, mundialmente”, afirmou o desembargador presidente, Thiago Andrade.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13