Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 adere aos Movimentos “Conexão Circular” e “Transparência 100%”, do Pacto Global da ONU
Conteúdo

Notícias

TRT-13 adere aos Movimentos “Conexão Circular” e “Transparência 100%”, do Pacto Global da ONU

Iniciativas destacam uso eficiente dos recursos naturais e combate à corrupção
publicado: 25/10/2023 16h31 última modificação: 25/10/2023 16h31

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) aderiu, neste mês, a mais dois importantes movimentos do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Um deles é o “Conexão Circular”, uma iniciativa para acelerar o atingimento das metas do ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), alinhadas aos princípios da economia circular. O outro é o Movimento “Transparência 100%”, que fomenta a transparência corporativa no Brasil. 

O Movimento “Conexão Circular” é uma iniciativa que tem por objetivo desafiar e apoiar as empresas para que alcancem a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais. Dessa forma, enfatiza a redução da geração de resíduos por meio de prevenção, redução, reciclagem e reutilização e a implementação de estratégias e modelos de negócio circulares, acelerando inovações em processos e produtos. 

A adesão aos movimentos da ONU estabelece treinamentos. “Já cumprimos vários requisitos e isso traz vários benefícios para a sociedade. Traz, também, para os servidores, porque possibilita que façamos cursos gratuitos sobre os temas abordados pelas iniciativas”, destacou o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade.

A sustentabilidade tem sido uma tônica constante nas iniciativas realizadas pelo Tribunal e em seus compromissos assumidos perante diversas instituições. É o caso do Pacto Global da ONU, que conta com a adesão do TRT-13 em mais outro movimento focado na sustentabilidade: Movimento Ambição Net Zero, que resultou na criação do Programa Carbono Neutro, que tem como objetivo potencializar o desenvolvimento sustentável do tribunal, com redução permanente e contínua das emissões de gases de efeito estufa, decorrentes de suas atividades. 

Foi por meio da iniciativa que o TRT-13 se tornou o único tribunal brasileiro a produzir o inventário de gases do efeito estufa, que foi publicado no Programa Brasileiro GHG Protocol, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por causa disso, no evento anual do programa, o TRT-13 recebeu o selo de ouro, em cerimônia realizada nesta semana no auditório da FGV, em São Paulo.

Escuta ativa

O Regional implementou, ainda, outro projeto próprio com foco na sustentabilidade. O Ecolabora, desenvolvido pela Divisão de Inovação da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Seggest), já teve uma primeira etapa que envolveu um laboratório de escuta ativa dos catadores de materiais recicláveis, representantes da universidade, autoridade pública, empresários e advogados. Por sua vez, a escuta ativa já integra outra iniciativa do tribunal, o “TRT-13 em Diálogos”, que tem a proposta de criar projetos que integrem, de fato, os destinatários das ações, de forma a envolvê-los efetivamente.

A partir da escuta feita durante o Ecolabora, surgiram quatro proposituras, entre elas: a contratação de associações e cooperativas de reciclagem para destinação dos resíduos coletados; uma proposta de formação de rede de sustentabilidade do sistema de justiça; a instalação de ecopontos no edifício-sede e no Fórum de Campina Grande; e a adesão ao Movimento Conexão Circular, do Pacto Global da ONU.

Transparência e integridade

Com o objetivo de encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, o Movimento “Transparência 100%” foca no fortalecimento dos mecanismos de transparência e integridade nas corporações. Neste sentido, enfatiza a luta contra a corrupção e propõe o direcionamento das ações considerando cinco metas, entre elas 100% de transparência das interações com a Administração Pública e 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança.

O TRT-13 já conta com um Programa de Integridade, implementado por meio do Ato TRT SGP nº 213/2021. Além disso, deverá realizar um treinamento sobre o tema na cadeia de valor de alto nível do Regional, conforme prevê a adesão ao movimento “Transparência 100%”. O TRT-13 tem aderido a diversos movimentos do Pacto Global da ONU no Brasil. Desde o início deste ano, a instituição já firmou compromissos com os movimentos “Elas Lideram 2030”, “Mente em Foco” e "Salário Digno”.



Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13