Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 alcança resultado inédito de 100% no Ranking da Transparência 2024
Conteúdo

Notícias

TRT-13 alcança resultado inédito de 100% no Ranking da Transparência 2024

Índice é verificado anualmente pelo CNJ desde 2018
publicado: 17/06/2024 08h08 última modificação: 20/06/2024 12h28

Ranking da Transparência.jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) registrou um feito inédito: alcançou o índice de 100% no Ranking da Transparência 2024. O resultado foi alcançado em decorrência de árduo trabalho de uma equipe multidisciplinar, com  a colaboração de inúmeros setores administrativos do Tribunal, responsáveis pelos conteúdos disponibilizados no portal da transparência e que, prontamente, realizaram os ajustes detectados pela equipe.

Junto com o TRT-13, mais cinco regionais também cumpriram 100% dos itens exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): TRT-8, TRT-24, TRT-17, TRT-20 e TRT-22. De acordo com o secretário geral judiciário e gestor do Ranking da Transparência 2024, Renan Cartaxo, o desempenho registrado pelo Tribunal só foi possível devido ao esforço coletivo de vários setores do Tribunal, principalmente da Setic, Segejud e Seggest, que compuseram a equipe multidisciplinar deste projeto.

“A equipe trabalhou arduamente na análise de todos os 86 itens que compõem o Ranking da Transparência, identificando as inconsistências, solicitando ajustes das informações aos setores responsáveis e monitorando continuamente o cumprimento de todas as pendências”, explicou. 

“Não poderia deixar de mencionar os nomes dos servidores Rogério Nunes (Segejud), Marcelo Moura (Seggest), Fabiano Bandeira (Seggest) e Emerson Araújo (Setic), membros da equipe multidisciplinar  e que tiveram papel fundamental no alcance do inédito resultado do TRT-13, como também a todos os setores administrativos que colaboraram ativamente no ajuste das informações disponibilizadas no portal da transparência”, enfatizou Cartaxo.

Ranking 

Esta é a sétima edição do Ranking da Transparência, que busca estimular os órgãos da Justiça a disponibilizar as informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso a esses dados.

Os itens sob avaliação estão distribuídos em dez temas compostos por 86 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam os resultados do Planejamento Estratégico Institucional; os atos normativos; os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações e projetos. Pela primeira vez a avaliação permitiu verificar se há links de acesso aos principais serviços de atendimento ao usuário, como PJE, Balcão Virtual, Primeiro Atendimento/Juizados Especiais, publicado no tema Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Tribunal é único do país a aderir a movimento da ONU

O TRT-13 é o único tribunal do país que aderiu ao Movimento Transparência 100%, da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se da primeira e maior iniciativa de fomento à transparência corporativa do Brasil. Tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas do país.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação do TRT-13