Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 em Movimento leva prestação de serviços e discussões sobre cidadania para Muçumagro e Paratibe, em JP
Conteúdo

Notícias

TRT-13 em Movimento leva prestação de serviços e discussões sobre cidadania para Muçumagro e Paratibe, em JP

Regional faz ação externa com o objetivo de aproximar a Justiça do Trabalho a comunidades
publicado: 13/04/2023 12h26 última modificação: 13/03/2024 09h54

Translator

Translator

Translator

Translator

TRT Movimento 11.jpeg
Vários serviços foram prestados aos moradores dessas duas localidades de João Pessoa
 

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12) uma ação que tem como objetivo extrapolar os muros da instituição e dialogar diretamente com a comunidade sobre a Justiça do Trabalho e contribuir com a promoção dos Direitos Humanos. Trata-se do TRT-13 em Movimento, que visitou as comunidades de Paratibe e Muçumagro levando uma programação extensa, que vai desde oficinas de computação básica, compostagem e empregabilidade até palestras sobre violência contra a mulher, assédio moral e trabalho seguro.

O evento começou na segunda-feira, na Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado, que atende mais de 1,6 mil crianças das comunidades de Paratibe e Muçumagro. O presidente do TRT-13, Thiago Andrade, esteve presente na abertura e enfatizou a importância de ações como esta, que estão alinhadas com eixos prioritários do Regional. “O TRT-13 precisa agir ativamente na seara de inclusão. A comunidade quilombola, mas não só ela, meninos e crianças em geral, mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas trans, LGBTQIA+, indígenas, todos esses grupos devem ser prioridade da Justiça do Trabalho”, enfatizou.

Para a diretora da escola, Jandira Pontes Morais de Sousa, este foi um momento histórico não só para a unidade escolar, mas para o próprio TRT-13. "É gratificante poder ser o primeiro local a receber essa iniciativa, que é tão importante para que possamos conhecer um pouco do tribunal, mas também receber ações de diversidade e inclusão", afirmou.

Os estudantes presentes no ginásio poliesportivo da instituição educacional puderam conferir uma performance do grupo de teatro formado por servidores do tribunal, o Justiça em Palco. Em um segundo momento, a Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do Regional fez uma dinâmica sobre os direitos da criança e do adolescente, repassando informações importantes aos jovens.

O TRT-13 em Movimento também se utiliza da arte e da cultura para promover conhecimento, então, além da apresentação teatral, a manhã também contou com uma apresentação de mágica do ilusionista Omar Khayam, que também é servidor do tribunal. Em pouco mais de 15 minutos, o mágico encantou não apenas as crianças, mas também os adultos presentes no ambiente.

TRT Movimento 10.jpeg
Os estudantes se divertiram com o show de mágica de Omar Khayam, que também é servidor

Palestras, oficinas e prestação de serviços

Durante todo o dia, o TRT-13 em Movimento mobilizou a comunidade ao redor da Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado e da Associação Comunitária Agrícola de Mussumagro (ACAM) em torno de ações relacionadas à Justiça do Trabalho, Direitos Humanos e cidadania. 

O secretário-geral judiciário do tribunal, Renan Cartaxo, esclareceu dúvidas de moradores a respeito de direitos trabalhistas. “Foi uma experiência bastante gratificante poder ajudar a população, ouvindo as suas histórias no que diz respeito às suas atuações laborais, explicando quais eram os seus direitos em relação às causas relatadas e, dentro do possível, fazendo os devidos encaminhamentos”, afirmou Renan.

Na escola, o coordenador da Coordenadoria de Saúde (CSaúde), Ernani Gonçalves, e o médico Gustavo Medeiros apresentaram a adolescentes uma palestra sobre os impactos do tabagismo e do alcoolismo no organismo. O enfermeiro Gerard Silva ficou à disposição, durante toda a manhã, para aferir a pressão, realizar tipagem sanguínea e verificar taxas dos transeuntes da escola. 

De manhã, a ACAM recebeu uma palestra sobre formas de violência contra a mulher, uma forma de alertar homens e mulheres sobre comportamentos abusivos que atingem esta parcela da população. A ação foi promovida pela Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav) e também contou com a participação da advogada membro da Comissão de Combate ao Racismo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB) Carla Uedler Moreira.

TRT Movimento 16.jpeg
Carla Uedler, advogada membro da Comissão de Combate ao Racismo da OAB/PB, fez uma palestra para os estudantes da escola quilombola

A tarde concentrou a maior parte das palestras e oficinas, a exemplo da conduzida pelo projeto Meninas na Ciência da Computação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentando noções básicas de computação para uso cotidiano a mulheres cadastradas na associação de moradores de Muçumagro. A juíza do trabalho Nayara Sousa apresentou uma palestra sobre assédio moral e sexual, compartilhando experiências pessoais e buscando conscientizar as pessoas a identificarem e denunciarem práticas abusivas no ambiente de trabalho.

Ainda na ACAM, também foi ministrada uma oficina de compostagem, conduzida pelo chefe da Seção de Gestão Socioambiental do TRT-13, Jackson Bertamoni. Foram apresentadas técnicas de como fazer o procedimento, que pode ser utilizado pelos moradores na horta comunitária da associação, que passou por uma rápida avaliação do servidor do tribunal.

Na escola, representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) apresentaram aos estudantes os detalhes do programa Jovem Aprendiz, o funcionamento do centro e promoveram a realização de cadastro dos estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade do primeiro emprego.

A juíza do trabalho Ana Paula Campos aproveitou a oportunidade para conversar com estudantes sobre a obrigação dos empregadores e dos funcionários em promover um ambiente de trabalho seguro, enquanto o assessor de Governança de Segurança da Informação do TRT-13, Rodrigo Mafra, discursou para estudantes sobre os limites éticos e a discussão sobre Direitos Humanos na internet, um assunto atual e pertinente a ser discutido com a juventude.

Veja mais fotos do evento nas Comunidades de Paratibe e Muçumagro: 

TRT Movimento capa.png

TRT Movimento 4.JPG

TRT Movimento 5.JPG

TRT Movimento 7.JPG

TRT Movimento 6.JPG

TRT Movimento 14.jpeg

TRT em Movimento 16.jpeg

TRT Movimento 9.JPG

TRT Movimento 13.jpeg

#PraTodosVerem: A matéria possui doze fotos.
1 - O enfermeiro Gerard Silva, da CSaúde, está aferindo a pressão arterial de um funcionário da escola. O funcionário está em pé e veste camisa azul com calça jeans e o funcionário está sentado e veste camisa amarela com calça branca e boné preto;
2 - Ilusionista apresentando truque com um papel marrom e crianças assistindo;
3 - Advogada Carla Uedler falando sobre violência doméstica para os estudantes da escola quilombola. A palestra está sendo ministrada no ginásio esportivo da escola e a palestrante veste um vestido verde e turbante amarelo;
4 - Diretora da escola fala ao microfone ladeada pelo presidente do TRT-13, pela advogada Carla Uedler e pela líder comunitária Joseane Pereira;
5 - Professor Humberto, da Aspros, fala para público de estudantes. O professor está de costas, usando camisa azul e calça cinza;
6 - Fotos de estudantes sorridentes olhando para a câmera. Estudantes estão usando uniforme;
7 - Apresentação do grupo de teatro, com cinco atores do grupo e o público de estudantes assistindo ao espetáculo;
8 - Professora da escola lendo poesia feita para o evento. Ela veste blusa azul, óculos de grau e acessórios dourados;
9 - Estudantes da escola posam em frente a van do Projeto Meninas na Ciência da Computação junto com as integrantes da iniciativa;
10 - Servidor do TRT-13, Renan Cartaxo, atendendo pessoa da comunidade de Muçumagro com dúvidas trabalhistas. Renan veste camisa azul e o morador usa camisa avermelhada;
11 - Palestrantes que falaram sobre violência doméstica posam para foto com o presidente do TRT-13;
12 - Médico da CSaúde, Gustavo Medeiros, faz palestra para integrantes do quilombo de Paratibe. Ele usa camisa azul e calça jeans.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: