Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 faz doação de computadores para Instituto dos Cegos, FUNAD e UFPB
Conteúdo

Notícias

TRT-13 faz doação de computadores para Instituto dos Cegos, FUNAD e UFPB

No total, 223 computadores serão doados para 24 instituições
publicado: 16/02/2024 10h05 última modificação: 27/05/2024 10h27

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) vem realizando doações de equipamentos de informática que não estão sendo utilizados pela administração do Tribunal, e, portanto, podem ser repassados a entidades que possam utilizá-los socialmente. 

Na última quarta-feira (7), 10 computadores foram entregues ao Instituto dos Cegos de Campina Grande e, nesta quinta-feira (8), a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) e o projeto Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia (LABOAA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam, cada um, 20 computadores. 

Segundo a assessora da presidência da FUNAD, Paula Moura, as doações vieram em um excelente momento. “Todos os nossos sistemas estão informatizados: consulta, triagem, marcação, então quanto mais equipamentos a gente tiver, mais agilidade teremos para prestar os serviços”, destacou Paula Moura.

Os computadores entregues ao LABOAA auxiliarão nas diversas iniciativas, tanto de pesquisa quanto de extensão, realizadas pelo laboratório da UFPB. Dentre os projetos, estão a Sintetização de Nanocristais de Celulose a Partir de Resíduos Agrícolas de Folhas de Abacaxi, o Florescer Aratu e a Barraca da Ciência. “Esses computadores farão uma diferença absurda. Nós temos muitos projetos sendo desenvolvidos e não temos nenhum computador disponibilizado pela Universidade, nem mesmo para nós professores”,  comentou a professora Juliana Lovo.

Está prevista a entrega de quase 200 computadores para outras 21 instituições, todas comprometidas com causas sociais. Dentre elas, o IFPB, o quilombo Mituaçu e a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes / Centro Residencial do Idoso (ASPAN) serão algumas das instituições beneficiadas.

Conheça as instituições

FUNAD

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD é um Órgão do Governo do Estado da Paraíba, vinculada a Secretaria de Estado da Educação, referência no Serviço de Habilitação e Reabilitação nas quatro áreas da deficiência – CER IV (física, intelectual, visual e auditiva), em todo o Estado da Paraíba, onde as pessoas com deficiência são atendidas por uma equipe multidisciplinar.

A Instituição vem implementando políticas, programas e serviços nas áreas de saúde, inclusão social e educação, voltados para as pessoas com deficiência, promovendo uma melhor qualidade de vida, bem estar social e cidadania. 

FUNAD.JPG

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CEGOS DO NORDESTE-ICENO

Criado em 1952, o Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, ao longo de sua história, tem sido responsável pela escolarização e Inclusão Social de crianças, jovens e adultos com deficiência visual.

Seja pela leitura e escrita do sistema Braille, pelo uso do computador, pela aprendizagem musical (vocal e/ou instrumental), ou mesmo pela reabilitação social por meio da prática esportiva, o Instituto proporciona qualidade de vida aos seus alunos, bem como apoio e assistência social aos familiares que dela necessitam.

INSTITUTO DOS CEGOS.jpeg

LABOAA

O Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia (LABOAA) é um centro de excelência situado no Departamento de Sistemática e Ecologia, da Universidade Federal da Paraíba. O projeto visa promover a interseção entre botânica e agroecologia por meio de pesquisas inovadoras, educação de qualidade e colaborações significativas na extensão universitária.

O laboratório é um ambiente vibrante onde a ciência e a prática se unem para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a compreensão dos ecossistemas, comprometidos em avançar o conhecimento botânico e a aplicação prática na agroecologia. As áreas de foco incluem pesquisa de plantas nativas, cultivo sustentável, conservação da biodiversidade, e a integração harmoniosa entre agricultura e ecologia.

LABOOA.JPG

Instituições que, também, serão beneficiadas:

- ASSOCIAÇÃO REMANESCENTES DE QUILOMBOS PALMARES;

- FUNDACAO NAPOLEAO LAUREANO - HOSPITAL NAPOLEÃO LAUREANO;

- ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES QUILOMBOLA DE MITUAÇU;

- ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS DO CAMPO DO ASSENTAMENTO GURUGI

II

- PROJETO BEIRA DA LINHA - PIA SOCIEDADE PE. NICOLA MAZZA;

- CEFEC - CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCATIVO COMUNITÁRIO;

- ASPAN - ASSOCIAÇÃO PROMOCIONAL DO ANCIÃO DR. JOÃO MEIRA DE MENEZES;

- ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE COMBATE AO DESEMPREGO - APCD;

- INSTITUTO GENIVAL MONTENEGRO;

- ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE RUA DE REMÍGIO;

- SEAP – SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA;

- SINE JP - SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO;

- FUNETEC-PB - FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURAL DA PARAÍBA;

- ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PRODUTORES RURAIS DE SÃO VICENTE

- QUATRO PATAS ESPORTE EQUESTRES TERAPIA & SAÚDE;

- COMAER - COMANDO AÉREO REGIONAL DA AERONÁUTICA;

- ITAMARE - COOPERATIVA DE TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAL

RECICLÁVEL DE ITABAIANA;

- CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA – COSEMS-PB;

- DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA;

- IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA;

- PREFEITURA MUNICIPAL DE BAÍA DA TRAIÇÃO – PB.





Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13