Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 fica em 1º lugar no Índice de Governança de TIC 2023 entre os TRTs de pequeno porte
Conteúdo

Notícias

TRT-13 fica em 1º lugar no Índice de Governança de TIC 2023 entre os TRTs de pequeno porte

Considerando todos os portes, Regional ocupa o segundo lugar do ranking
publicado: 05/09/2023 14h15 última modificação: 14/09/2023 16h31

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), reconhecidamente inovador no campo de TIC, conquistou mais uma importante façanha: o 2º lugar entre todos os tribunais do trabalho do país no Índice de de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2023. No ano anterior, o Regional havia conquistado a 5ª colocação no índice. O índice é mensurado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o painel com os resultados já está disponível.

Além de manter o nível de excelência, a nota geral teve um salto de 8,2 pontos, passando de 88,28 em 2022 para 96,5 pontos em 2023. Considerando somente os tribunais do trabalho de pequeno porte, o Regional, que já havia alcançado uma boa posição no ranking do ano anterior, ficando na 2º posição, subiu para o mais alto lugar do pódio e ficou em 1º lugar neste ano. 

Já quando se leva em conta todos os tribunais do país, ou seja, TRTs, TREs, TRFs e TJs, a evolução fica ainda mais evidente: o TRT-13 passou do 20º lugar no ranking geral para a 7ª colocação. Em relação ao iGovTIC-JUD de 2022, os temas que o Regional manteve a nota máxima foram atendimento e suporte ao usuário; estruturas organizacionais e macroprocessos; riscos, segurança da informação e proteção de dados; e sistemas de informação. 

“O importante é que estamos evoluindo a cada ano, com índices cada vez melhores. Nos mantivemos no patamar de excelência, o mais alto nível de maturidade considerado pelo CNJ no IGovTIC-JUD. Isso é reflexo da nossa busca por melhoria contínua na prestação de serviço aos setores do TRT e ao público”, salientou o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-13, Bruno Sales.

Avaliação

Conforme avaliou o assessor de Governança de TIC do Regional, Luís Fabiano Saldanha Bandeira, quatro temas analisados pelo CNJ aumentaram de nota e contribuíram para o resultado de destaque do TRT-13 em 2023. Foram eles Políticas e Planejamento; Pessoas; transformação digital; e infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem.

“O aumento da frequência das reuniões do Comitê de Governança de TIC e do Comitê de Gestão de TIC, bem como a elaboração da análise de rotatividade dos servidores de TIC certamente foram ações relevantes para a pontuação que alcançamos neste ano e o bom desempenho do Regional”, explicou.

Para o chefe da Divisão de Gestão de TIC do TRT-13, Breno Moreno Luna, o resultado comprova o real nível de excelência e maturidade que o trabalho desenvolvido vem alcançando ano após ano, em um processo de melhoria contínua de governança e gestão de TIC. “Estamos entre os melhores TRTs do país por três anos consecutivos já e vamos nos manter assim por vários que virão”, destacou. 

O que é

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) é uma ferramenta essencial que anualmente avalia a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos órgãos do Poder Judiciário.

A aplicação do iGovTIC-JUD, uma verdadeira radiografia da TIC do Poder Judiciário, é um esforço conjunto que envolve a contribuição de vários órgãos, que são classificados de acordo com o seu grau de maturidade: “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”.

TIC 2.jpeg
RANKING DE TODOS OS TRT'S

TIC 1.jpeg
RANKING DOS TRT'S DE PEQUENO PORTE

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13