Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 firma primeira parceria para implantar Centro Integrado da Justiça Social
Conteúdo

Notícias

TRT-13 firma primeira parceria para implantar Centro Integrado da Justiça Social

Fiep é primeira instituição a confirmar colaboração com a iniciativa
publicado: 10/03/2023 10h29 última modificação: 13/03/2023 15h06

Reunião Fiep 1.jpeg
Parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e a Fiep da Paraíba foi firmada no último dia 2 entre os dois presidentes das instituições

Um espaço destinado tanto a pessoas empregadas quanto às que estão em situação de vulnerabilidade, e que reúne uma diversidade de serviços e capacitações. Este é o objetivo do Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), que está em processo de criação pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Neste sentido, a instituição já firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), sendo o primeiro órgão a contribuir com a iniciativa.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica aconteceu na última quinta-feira (2), em Campina Grande, durante reunião que contou com a participação do presidente do TRT-13, Thiago Andrade, e do presidente da Fiep, Buega Gadelha. Além de firmar a parceria, o presidente do TRT-13 discutiu, na ocasião, sobre os projetos voltados à empregabilidade que estão em desenvolvimento no âmbito do Regional. A Fiep reúne instituições como o Senai, Sesi e Iel.

O Cijus tem como intuito a oferta de serviços mediante parceria com vários órgãos e entidades que contemplam diversas atividades e situações relacionadas ao trabalho, a exemplo de habilitação no programa de seguro desemprego, bem como a promoção dos direitos humanos.

Haverá, também, serviços voltados aqueles que buscam oportunidades de emprego e renda, como capacitações e cursos. A expectativa é que mais instituições integrem o leque de serviços ofertados no Cijus, a exemplo de UFPB, IFPB, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e outras. Será feito, ainda, o acolhimento por meio de programas da universidade, parceira com a qual se pretende trabalhar os eixos de direito, com a parte de assistência jurídica, e de sociologia e antropologia, para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.

Reunião Fiep 2.jpeg
Reunião foi realizada na sede da Fiep, em Campina Grande, com a participação de representantes das duas instituições

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13