Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 implanta ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva
Conteúdo

Notícias

TRT-13 implanta ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

Ferramenta faz a tradução dos conteúdos de textos publicados no Portal do Regional para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
publicado: 03/08/2021 10h07 última modificação: 09/08/2021 13h52

Já está disponibilizada nos portais interno e externo do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) o VLibras, uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Trata-se de mais uma medida adotada pelo Regional paraibano para aparelhar o seu portal institucional com tecnologia para proporcionar plena acessibilidade à justiça trabalhista por este público.

A ferramenta tem ênfase na tradução da língua portuguesa para a Libras, com o objetivo de fazer com que um surdo (deficiência auditiva) entenda o que está escrito ou é falado em português. O VLibras foi desenvolvido através da parceria entre o Ministério do Planejamento e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Adotar medidas que assegurem o amplo e irrestrito acesso à informação é um dos propósitos da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT-13.

O tradutor VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Para acionar o recurso no site do TRT/PB, o usuário deve clicar sobre o ícone das mãos na margem direita da página, selecionar o texto que deseja traduzir e aguardar a tradução que aparecerá no vídeo.


Jaquilane Medeiros
Assessoria de Comunicação Social - TRT13