Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT 13 inicia formação em inovação e tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade
Conteúdo

Notícias

TRT 13 inicia formação em inovação e tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade

Evento faz parte da preparação para o hackathon promovido pela Nasa em diversos países e que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro
publicado: 25/07/2023 17h01 última modificação: 28/07/2023 16h42

Nasa 1.jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), através da sua Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), deu início esta semana, no Laboratório de Inovação (Labor), o projeto Quilombo Vai à Nasa. Para tanto, serão realizados 12 encontros do Programa Acelera Open Future, que ocorrerão duas vezes por semana, sempre às segundas e terças-feiras, como parte da preparação para o hackathon que será realizado em outubro.

Os alunos, vindos de contextos diversos (pessoas trans, quilombolas, venezuelanas, indígenas, e, em sua maioria, mulheres), disseram esperar adquirir novos conhecimentos, habilidades no empreendedorismo e experiências para a vida. Camilly Vitoria, do quilombo Paratibe, diz que achou o projeto muito interessante e acredita que vai descobrir muitas coisas bacanas, aprender bastante e trabalhar a timidez durante o processo.

Diana Elizabeth Gil, venezuelana que mora desde 2020 em Jacumã, bairro da cidade de Conde-PB, conheceu o projeto através da Casa do Migrante e pretende, com o curso, ajudar a impulsionar o pequeno negócio que tem com a mãe: “Minha mãe já trabalhava fazendo bolos. Ela montou um negócio de café da manhã, mas por conta da pandemia acabou não dando certo. Hoje ela vende bolos em casa para a clientela que já conhece o seu trabalho e para quem vê a plaquinha que colocamos na frente de casa. Quero expandir as vendas utilizando as redes sociais e acredito que o projeto me ajudará nisso. Tenho boas expectativas!” 

Nasa 3.jpeg

Thayane Belchior e Dani Bezerra, da startup Trêsbê D.E.L.A.S, que atua com soluções em educação empreendedora e digital, serão as responsáveis pelo curso que abordará desde autoconhecimento, passando por habilidades profissionais do futuro, até o empreendedorismo. 

Em uma abertura marcada por muita emoção, elas se apresentaram e contaram suas histórias de vida e experiências que culminaram com a criação da startup. “O objetivo do projeto é transmitir para vocês o nosso conhecimento, aquilo que aprendemos ao longo da nossa jornada, para facilitar o caminho de vocês”, afirmou Dani Bezerra.

Um dos objetivos do projeto é preparar os participantes para compreenderem que, por meio de sua trajetória profissional, eles podem usar as tecnologias como ferramenta de transformação social, desenvolvendo comportamentos empreendedores no contexto em que estão inseridos. 

Empolgada, Thayane Belchior falou um pouco sobre o primeiro dia do projeto e as expectativas: “Estamos muito felizes, muito animadas! Eles (alunos) são muito engajados, muito disponíveis. Pelo que a gente viu hoje, será um programa que vai revelar talentos. Cada um traz o seu contexto, a sua vivência, então eles mesmos serão criadores de soluções para que outras pessoas que venham de onde eles vêm, talvez, tenham o caminho mais facilitado.”

Renata Santos
Assessoria de Comunicação TRT 13

 

registrado em: