Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 mantém nível de excelência no índice de governança de TI do CNJ
Conteúdo

Notícias

TRT-13 mantém nível de excelência no índice de governança de TI do CNJ

Transformação digital e segurança da informação foram temas que o Regional obteve maior avanço em 2022
publicado: 20/10/2022 13h46 última modificação: 27/10/2022 12h23

A maturidade e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), mais uma vez, alcançaram o nível de excelência. É o que revela o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2022, medido pelo Conselho Nacional de Justiça para verificar a evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

De acordo com o levantamento divulgado pelo CNJ, neste ano o TRT-13 registrou aumento da média geral em relação ao ano anterior, passando de 80,16 pontos em 2021 para 88,28 em 2022. A pontuação garantiu ao Tribunal seu lugar entre os cinco melhores tribunais regionais do trabalho no iGovTIC-JUD, levando em conta todos os portes. Quando se considera apenas os TRTs de pequeno porte, o Regional ficou em segundo lugar no ranking.

Entre os temas que o TRT-13 avançou ao longo deste ano, impactando diretamente nos resultados do índice, estão riscos, segurança da informação e proteção de dados, que passou de 83,75 pontos em 2021 para 100 em 2022, e transformação digital, que teve o significativo crescimento de quase 50 pontos, passando de uma pontuação de 40,25 no ano passado para 89,75 neste ano. Para o chefe da Divisão de Gestão de TIC da SETIC, Breno Moreno Luna, a média geral atingida neste ano apenas confirma o quanto a TI do Tribunal está evoluída e bem gerenciada.

“Esse resultado comprova o real nível de excelência e maturidade que nosso trabalho vem alcançando ano após ano, em um processo de melhoria contínua de governança e gestão de TIC. Estamos entre os melhores TRTs do país por dois anos consecutivos”, enfatizou.

O trabalho, porém, é feito de forma colaborativa com a Assessoria de Governança de TIC (AGTIC), atualmente ligada à Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST) do TRT-13. “A execução das iniciativas de TI, que é de responsabilidade da Setic, juntamente com as normatizações e diretrizes elaboradas pela AGTIC, são o que garantiram o bom desempenho do Tribunal no índice. Em linhas gerais, o índice mede como usamos a TI dentro do Regional de modo a atingir objetivos estratégicos nos âmbitos local e nacional”, explicou o assessor de governança de TIC do Tribunal, Luís Fabiano Bandeira.

“Ressalto, ainda, que o iGovTIC-Jud é um dos itens avaliados para o Prêmio CNJ de Qualidade, de acordo com a Portaria nº 170/2022 do Conselho. Com o nível alcançado este ano, conseguimos a pontuação máxima no referido item”, complementou Fabiano.

equipe Setic Igov.jpeg
Equipe da Setic e Seggest responsável pela coleta das informações e indicadores para preencher o formulário do iGovTIC-JUD

O Índice

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) é um diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, consequentemente, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário. 

A aplicação do índice conta com a participação de 93 órgãos que são classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade: baixo, satisfatório, aprimorado e excelência. Para verificar os resultados do TRT-13 na íntegra, o painel pode ser visualizado aqui.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13