Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 marca presença em reunião do CNJ sobre Programa Justiça 4.0
Conteúdo

Notícias

TRT-13 marca presença em reunião do CNJ sobre Programa Justiça 4.0

Presidente do TRT-13 participou do encontro que aconteceu na sede do TJPB
publicado: 11/03/2022 12h47 última modificação: 17/03/2022 12h20

Mesa com presidentes do TRT-13, TRE e TJ, desembargadores e juízes
Mesa com presidentes do TRT-13, TRE e TJ, desembargadores e juízes | Imagem: Gecom TJPB

O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região participou de uma reunião que teve como objetivo discutir e acompanhar as ações do Programa Justiça 4.0 na Paraíba. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (10) na sala de sessões do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB) e contou com a presença do presidente do TRT-13, desembargador Leonardo José Videres Trajano, que integrou a comitiva que recepcionou representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O encontro foi aberto pelo presidente da Corte estadual, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides e também contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, além de desembargadores, juízes e técnicos dos três tribunais.

Na reunião, o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo, destacou a importância do novo modelo. "Nós temos acompanhado como os tribunais estão implementando essa política tão importante para o aprimoramento da prestação jurisdicional. É impossível pensar atualmente o  judiciário brasileiro sem o protagonismo da tecnologia e da inovação. O orçamento do Judiciário brasileiro a cada dia que passa fica mais comprometido porque o nosso país, em crise, precisa de recursos para outras atividades e, portanto, nós precisamos, querendo ou não, nos adaptar. Essa inovação que vem por meio do programa 4.0 vem em boa hora, não só em razão da pandemia, mas também com esse objetivo de, simultaneamente, aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional com redução de despesas", pontuou.

Programa Justiça 4.0

Criado em janeiro de 2021, o Justiça 4.0 é fruto de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF). O programa conta ainda com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Justiça 4.0: série de medidas buscam melhorar prestação de serviço do judiciário através de inovações tecnológicas
Justiça 4.0: série de medidas buscam melhorar prestação de serviço do judiciário através de inovações tecnológicas | Imagem: Gecom TJPB

São quatro eixos de atuação: inovação e tecnologia para desenvolver soluções disruptivas e melhorar a prestação de serviço; gestão de informações e políticas judiciárias para fortalecer a promoção de direitos humanos; prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; e fortalecimento de capacidades institucionais. O programa já conta com 100% da adesão dos conselhos, tribunais superiores, tribunais federais e trabalhistas do país. Quase todos os tribunais estaduais (96%) já aderiram. No caso da Justiça Eleitoral, mais da metade dos tribunais integra a iniciativa (59%) e a adesão nos tribunais militares atingiu um terço do total (33%).

Assessoria de Comunicação Social TRT-13, com informações da GECOM do TJPB