Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 participa de etapa classificatória de simulações de sustentação oral com estudantes de Direito da Unipê
Conteúdo

Notícias

TRT-13 participa de etapa classificatória de simulações de sustentação oral com estudantes de Direito da Unipê

Oito alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da advocacia em ambiente controlado; selecionadas vão ao TST no dia 24
publicado: 05/10/2022 13h19 última modificação: 06/10/2022 14h20

Estudantes.jpeg
Estudantes de Direito da Unipê participaram de etapa classificatória de simulações de sustentação oral

A chance de poder colocar em prática o que foi aprendido na academia é o que motivou estudantes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) a se reunirem na tarde desta segunda-feira (3) na Sala de Sessões do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Trata-se da segunda etapa de uma seletiva de simulação de sustentação oral promovida pela instituição de ensino em parceria com o Regional, em que os dois primeiros colocados poderão realizar a sustentação diante dos ministros de uma das turmas do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Oito alunos de vários períodos do curso de Direito da Unipê estiveram no púlpito no Tribunal Pleno com o objetivo de realizar sustentações orais simuladas em torno de um caso de reivindicação de direitos trabalhistas. Orientados pelo professor de Direito da Unipê, Antônio Toscano, eles precisaram desenvolver defesas fundamentadas e exercer sua capacidade de oratória e convencimento da mesa avaliadora.

Para avaliar as sustentações, foi estabelecida uma banca, formada pelo presidente do TRT-13, desembargador Leonardo Trajano; o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Ejud13), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro; o coordenador do curso de Direito da Unipê, Arthur Souto; e o juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa e professor do curso de Direito da Unipê, Paulo Henrique Tavares da Silva.

A estudante do décimo período, Leane Gomes de Macedo, estava na expectativa para apresentar sua sustentação. “É uma oportunidade que a gente não tem fora da universidade. O que é oferecido aqui é o primeiro contato com a sustentação oral antes mesmo de começarmos a atuar profissionalmente. Essa atividade do Unipê tanto nos faz agregar conhecimento quanto entender com antecedência o que vamos encarar no âmbito profissional de fato”, avaliou.

Estudante 1.jpeg
Oito alunos de vários períodos do curso de Direito da Unipê estiveram no púlpito no Pleno para fazer as sustentações orais simuladas

Para participar da seletiva, é preciso realizar as inscrições de forma voluntária. O estudante do oitavo período de Direito, José Santana, explicou o que o motivou a participar desta atividade. “É um grande privilégio estar aqui, pois estas sustentações orais não são corriqueiras na vida universitária. Aqui nós podemos errar, construir qualidades, é uma grande experiência de aprendizado”, argumentou o estudante.

As sustentações orais simuladas foram distribuídas aos alunos para que cada um desenvolvesse sua defesa particular. Metade deles defendeu a parte reclamante, ou seja, o trabalhador que alega ter direitos trabalhistas pendentes, enquanto a metade restante desenvolveu argumentos para convencer à mesa avaliadora que a parte reclamada, ou seja, a empresa empregadora, havia cumprido todas as suas responsabilidades legais com o trabalhador.

Após alguns minutos de deliberação em sala à parte, foi proferido o resultado. Em segundo lugar, a estudante do sexto período, Maria de Fátima Medeiros, enquanto o primeiro ficou com a estudante do décimo período, Tamara Silva. “Nunca tinha feito sustentação e foi uma experiência incrível. Já havia visto esta competição em outros momentos, mas não havia participado. Agora, me motivei por estar estagiando justamente na área trabalhista”, explicou a campeã.

A segunda colocada conseguiu uma vaga para ir ao TST mesmo estando praticamente na metade do curso, no sexto período, uma conquista bastante celebrada pela aluna. “Fiquei muito animada quando vi esta oportunidade lá no Unipê, pois é a chance de estar diante da realidade da advocacia. Gostei da simulação e de defender o direito da parte reclamada, pois desde o início, antes mesmo de sabermos com qual parte cada um ficaria, eu já havia percebido que o direito era da empresa na questão e já havia articulado algumas coisas na cabeça. Quando fui aprofundar os estudos, só solidifiquei a tese fundamentada”, pontuou. 

Estudantes vencedoras.jpeg
O primeiro lugar ficou com a estudante do 10º período, Tamara Silva, e em segundo lugar, a estudante do 6º período, Maria de Fátima Medeiros

As estudantes selecionadas devem realizar a sustentação oral diante dos ministros de uma das turmas do TST em 24 de outubro, com passagem e hospedagem custeadas pelo Grupo Cruzeiro do Sul, do qual a Unipê faz parte. “Temos orgulho de dizer que somos a única instituição da Paraíba a promover esse tipo de experiência ímpar aos nossos alunos. Aquilo que eles aprendem em teoria na sala de aula são postos em prática não em um fórum local, mas sim no maior tribunal de referência trabalhista do país”, salientou o professor Antônio Toscano.

A atividade é uma demonstração dos esforços que o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) faz para abrir cada vez mais suas portas para a comunidade externa, reforçando assim seu compromisso com a prestação de serviço para a sociedade paraibana.

Estudantes Pleno.jpeg
Muitos estudantes, professores e parentes estiveram presentes ao evento

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13