Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 promove primeira edição da Olimpíada Paraibana do Trabalho Seguro, na fábrica da São Braz
Conteúdo

Notícias

TRT-13 promove primeira edição da Olimpíada Paraibana do Trabalho Seguro, na fábrica da São Braz

Ação do Tribunal tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar trabalhadores sobre questões relativas à segurança do trabalho
publicado: 24/09/2024 16h00 última modificação: 25/09/2024 17h00

equipe olimpiada trabalho seguro.JPG

Após uma edição piloto exitosa, promovida o ano passado com funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoveu na última sexta-feira (20) a primeira edição da Olimpíada Paraibana do Trabalho Seguro, na fábrica da São Braz. O evento é uma ação do Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), executado por meio de sua Divisão de Inovação. 

“A Olimpíada do Trabalho Seguro foi um relevante evento no sentido de conscientizar os trabalhadores acerca da importância das medidas de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, se consolidando como mais uma ação do Programa Trabalho Seguro implementada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região”, comentou a cogestora regional do Programa Trabalho Seguro, juíza Rafaela Benevides.

A competição objetiva chamar a atenção e conscientizar, de forma lúdica, os trabalhadores de empresas paraibanas sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. A segunda edição contou com a participação de funcionários da Cagepa e da São Braz. “A São Braz vem se dedicando cada vez mais a garantir um ambiente de trabalho que seja seguro e saudável a todos os seus colaboradores. Estamos investindo em adequação de máquinas e equipamentos para torná-las ainda mais seguras”, frisou o diretor administrativo e financeiro da São Braz, Rosenvaldo de Melo Costa. 

Já o engenheiro e especialista em segurança do trabalho da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Samuel Delano, reforçou a relevância do evento, destacando que a educação é, sem dúvida, uma ferramenta de grande importância na conscientização dos trabalhadores. 

palestrantes e juizes.JPG

Competição gamificada agita trabalhadores

O evento, que conta com o apoio de instituições do Sistema S, teve uma parte formativa e uma competição sobre os conhecimentos adquiridos. Os participantes que obtiveram as melhores classificações receberam prêmios fornecidos pelo TRT-13 e pela São Braz. 

“A atividade mais aguardada do dia foi a competição final, um momento rico, animado e festejado. Foi utilizada uma ferramenta de aprendizado gamificado em que os participantes competiam entre si em tempo real, respondendo às perguntas com seu smartphone. As questões abordaram e aprofundaram conteúdos diversos de legislação e normatização específica na temática do trabalho seguro, e os que prestaram mais atenção às palestras do dia estavam mais preparados para a disputa”, destacou o servidor da Divisão de Inovação da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Seggest), Ronaldo Farias. 

kahoot olimpiada trabalho seguro.JPG

A agente operacional da Cagepa, Isabelly Albuquerque de Carvalho, elogiou os temas debatidos no evento e a possibilidade de colocar em prática, efetivamente, os conhecimentos adquiridos. “Foi muito gratificante participar do evento. Trabalhamos temas importantes como a segurança do trabalhador no dia a dia e os cuidados que devemos ter na execução dos serviços”, frisou.

“Esse evento é de extrema importância para a conscientização do trabalho seguro em todos os aspectos, uma vez que o Brasil ocupa um lugar de destaque negativo no ranking mundial de acidentes do trabalho. Essa iniciativa vem para fortalecer o entendimento de que precisamos mudar essa realidade, trazendo um olhar diferenciado para o tema”, pontuou o assistente de diretoria da Cagepa, Edilson Cavalcanti.

Para a auxiliar de produção da São Braz, Cristiane Roberta, participar das Olimpíadas foi  uma oportunidade única de adquirir conhecimento. “Foi um dia de muito aprendizado, de reforço daquilo que a gente tem visto todos os dias e aprendi muita coisa que eu não tinha tanto conhecimento como, por exemplo, sobre o acidente de percurso. Então, foi uma satisfação enorme participar das Olimpíadas”, declarou. Por sua vez, o operador de produção da São Braz, Marinaldo Marques, comentou que foi uma satisfação ter participado da Olimpíada organizada pelo TRT-13. "Foi muito importante ter noção e aprender sobre segurança do trabalho durante o dia-a-dia, além de poder passar para os meus colegas de trabalho", disse.

Os resultados foram muito positivos. A cada questão - mesmo as mais difíceis - a quantidade de respostas corretas era surpreendente. No final, um total de 12 pessoas receberam as premiações principais: 3 echo shows e 9 kindles, além de kits da São Braz.

Confira a lista dos premiados e a ordem de classificação:

1 GABRIEL FERREIRA GONÇALVES (São Braz)
2 IVALDO DE ALBUQUERQUE ARAÚJO FILHO (São Braz)
3 RITA DE CÁSSIA BRILHANTE TAVARES PEREIRA (São Braz)
4 GUIDSON RODRIGUES GARCEZ (São Braz)
5 ANA FLÁVIA RAMOS DE QUEIROZ (São Braz)
6 RHENNAN VICTOR LOURENÇO MARQUES (São Braz)
7 DAWSON FIGUEIREDO DA SILVA (São Braz)
8 GILZENALDO PAULINO DA NÓBREGA (Cagepa)
9 EDILSON FLORÊNCIO PESSOA CAVALCANTI (Cagepa)
10 JONATAS PEREIRA PINA (Cagepa)
11 CARLA PRISCILA GONÇALVES CIRIACO (São Braz)
12 ÍTALO JOSE DA SILVA BESERRA (São Braz)

 

vencedores kahoot.JPG

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13