Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 realiza a 1ª Olimpíada do Trabalho, em João Pessoa
Conteúdo

Notícias

TRT-13 realiza a 1ª Olimpíada do Trabalho, em João Pessoa

Primeira edição contou com a participação de funcionários da Cagepa e contou com o apoio do Senai e do Sesi
publicado: 07/12/2023 13h12 última modificação: 19/12/2023 14h09

Translator

IMG_2528.JPG

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou na terça-feira (5) a primeira edição da Olimpíada do Trabalho. A ação aconteceu no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um dos parceiros do evento, ao lado do Serviço Social da Indústria (Sesi). O objetivo é, por meio de uma competição entre trabalhadores, apresentar a temática da segurança do trabalho e do trabalho seguro, conscientizando-os a respeito da prevenção de acidentes de trabalho.

Nesta primeira edição, participaram 40 representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que ouviram orientações sobre trabalho seguro e prevenção de acidentes de representantes do TRT-13 e do Sesi durante a parte da manhã. Na abertura, o juiz do trabalho e cogestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), Eduardo Souto Maior, ressaltou o foco da Olimpíada do Trabalho. "Agradeço a hospitalidade pela recepção do programa e a presença de todos. Tive a oportunidade de fazer um panorama sobre Direitos Sociais e Direito do Trabalho, fazendo a distinção entre trabalhador e empregado. Ficou então esclarecido o enfoque da questão da segurança do trabalho", pontuou o magistrado.

Na sequência, a juíza do trabalho e cogestora regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), Rafaela Benevides, fala sobre a concepção da Olimpíada do Trabalho. “Nosso programa tem como objetivo levar conhecimento e prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Diante disso, pensamos em alguma ação que promovesse essa conscientização. Daí, pensamos nessa atividade, que apresente essas temáticas de uma forma que eles prestem atenção, absorvam este conhecimento e tenham seus conhecimentos testados em um quiz ao final da olimpíada, com uma premiação”, explicou a juíza.

Para manter a disposição do grupo, a manhã também contou com uma aula de ginástica laboral, ministrada pelo preparador físico do Sesi, Allan Douglas. O Sesi também contribuiu com uma palestra sobre comportamento seguro no trabalho, apresentada pelo engenheiro de segurança do trabalho, Sávio Freire. 

IMG_2138.JPG

No início da tarde, os funcionários da CIPA da Cagepa puderam conhecer e ver na prática cuidados de segurança na planta industrial das instalações do SENAI, em uma visita técnica ao parque têxtil da instituição. Depois, os trabalhadores puderam fazer uma reflexão sobre pontos fortes e oportunidades de melhoria na segurança do trabalho da Cagepa, colocando suas ponderações em post-its, afixados em quadros brancos ao lado do palco principal. 

Na sequência, veio o grande momento de competição do evento, com o teste dos conhecimentos adquiridos ao longo do evento com um quiz aplicado pelo chefe de Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura, e pelo integrante do Laboratório de Inovação (Labor) do tribunal, Ronaldo Farias, por meio da plataforma Kahoot.

IMG_2518.JPG

Para Marcelo Moura, a Olimpíada do Trabalho é um reflexo das ações desenvolvidas pela inovação do TRT-13 em parceria com diversos agentes da sociedade paraibana. “O fato de termos mais um projeto executado pelo Labor em parceria com o Farol Digital, que é o Hub de Inovação de João Pessoa, e instituições como Cagepa, Sesi e Senai é um sinal de um movimento de transformação da nossa sociedade, onde instituições executam ações em cooperação para o desenvolvimento de toda nossa região”, salientou.

Os vencedores foram Wellington Sousa, Ricardo Freitas e Manuel Messias. Os funcionários foram premiados com a participação de um congresso internacional na área de trabalho da Cagepa, a ser realizado no ano que vem. “O público-alvo que participou dessa olimpíada foram justamente os integrantes das CIPAs, que estão atentos para a prevenção de acidentes. Fizemos uma seleção, levando em conta todas as unidades da Cagepa espalhadas pela Paraíba, de Cajazeiras a Cabedelo, e chegamos a esse grupo. Gostei muito do envolvimento de todos nas ações e acredito que a Olimpíada do Trabalho já é um sucesso”, destacou Nilma Lima, subgerente de Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento da Cagepa.

IMG_2163.JPG

“Acredito que o evento foi um sucesso pela avaliação positiva dos presentes. Pudemos realizar uma mini oficina com os participantes, para identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias em segurança do trabalho, que  posteriormente serão analisadas pela Cagepa. Além disso, o ponto alto da oficina foi a aplicação de uma avaliação de conhecimentos, uma espécie de prova/gincana entre os participantes para determinação dos vencedores da Olimpíada. Essa metodologia lúdica reforça a capacidade do nosso laboratório de dar soluções simples e inovadoras para problemas sérios e complexos”, completou o chefe da Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura. A ideia é que o modelo seja replicado em 2024, com mais edições das olimpíadas, com a perspectiva de uma etapa estadual da competição.

IMG_2440.JPG

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13