Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 realiza oficina sobre população LGBTQIA+ em parceria com a Associação Iguais na próxima segunda (23)

Notícias

TRT-13 realiza oficina sobre população LGBTQIA+ em parceria com a Associação Iguais na próxima segunda (23)

Orientação voltada a servidores que lidam diretamente com público externo faz parte do processo da conquista do selo Iguais na Diversidade

Ações do documento

publicado: 19/01/2023 11h24 última modificação: 23/01/2023 11h28

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realiza na próxima segunda-feira (23) a oficina “Direitos, formas de tratamento e nome social. Como abordar a população LGBTQIA+”, destinada a gestores e servidores do tribunal que lidem diretamente com o público externo. As aulas acontecem entre 9h e 11h e são fruto de uma parceria com a Associação Iguais, que concede o selo Iguais na Diversidade a empresas e instituições públicas que se comprometem a ser um espaço seguro e de respeito à diversidade.

Outras oficinas como essa serão realizadas em breve, inclusive no interior do Estado. O objetivo da ação promovida pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) e Escola Judicial da 13ª Região, em parceria com a Associação Iguais, é apresentar conceitos de diversidade e inclusão a servidores, gestores e funcionários terceirizados que lidem diretamente com o atendimento ao público para compreenderem terminologias e tratamento adequado e humanizado com pessoas LGBTQIA+, especialmente travestis e transexuais.

Dentre os tópicos abordados, estão o significado detalhado da sigla LGBTQIA+; principais datas comemorativas e representativas relacionadas a esta comunidade; como se dirigir à população LGBT com o pronome adequado; a importância do nome social, um direito de pessoas trans, e porque ele deve ser usado em todas as circunstâncias; orientação a respeito do uso do banheiro social, etc.

A Aspros tem como finalidade propor, implementar e coordenar planos, programas, projetos, campanhas e ações voltadas à ampliação da participação do TRT-13 nas discussões de temáticas como a inclusão da população LGBTQIA+ em diversas esferas da sociedade, inclusive no Poder Judiciário. Portanto, a oficina se apresenta como uma oportunidade de tornar o ambiente do Regional receptivo e preparado para o acolhimento destas pessoas.

 

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

registrado em: