Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 realiza terceira edição do Emprega Margaridas
Conteúdo

Notícias

TRT-13 realiza terceira edição do Emprega Margaridas

Programa de formação de lideranças femininas está atendendo cerca de 100 jovens de comunidades quilombolas e bairros periféricos de João Pessoa e Conde
publicado: 19/04/2023 16h34 última modificação: 21/07/2023 14h42

Translator

Emprega Margaridas Pleno 1.jpeg
Auditório do Tribunal Pleno do TRT-13 ficou lotado com as cerca de 100 participantes do Emprega Margaridas

Na terça-feira (18), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) celebrou os 100 dias da gestão Diversidade e Inclusão. Não deu tempo de recuperar o fôlego. No centésimo primeiro dia, o Tribunal Pleno foi ocupado por cerca de 100 meninas negras, oriundas de comunidades quilombolas de Mituaçu, Ipiranga e Gurugi, em Conde, e Paratibe, em João Pessoa, além dos bairros Muçumagro e Alto do Mateus, da capital paraibana. Trata-se da terceira edição do projeto Emprega Margaridas, que começou na manhã desta quarta-feira (19).

O programa de formação de lideranças femininas desenvolvido pelo TRT-13 tem como objetivo apresentar uma série de oficinas, palestras e capacitações voltadas a jovens de 16 a 24 anos, auxiliando no processo de inserção delas no mercado de trabalho. Na abertura, o presidente do TRT-13, Thiago Andrade, fez uma apresentação das funções básicas do tribunal, mas ressaltou o protagonismo das participantes do projeto.

“Vocês estarem aqui hoje não é um favor, vocês têm o direito de estarem aqui, de sentar nestas cadeiras. O Emprega Margaridas é um programa de empregabilidade, mas que vai muito além disso, pois serve para que vocês entendam seus próprios direitos, a ter ferramentas para entrar no mercado de trabalho. Entender que vocês podem e devem cobrar ao presidente deste tribunal, à OAB e a todos os órgãos responsáveis por garantirem seus direitos e colocá-los em prática”, enfatizou.

A programação deste primeiro dia está conectada diretamente com isso, ao proporcionar reflexões importantes para as jovens. A advogada Carla Uedler é integrante da Comissão de Combate ao Racismo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB) e apresentou a palestra “Direito das Mulheres e o Racismo Estrutural”, onde faz um retrospecto desde o período pré-abolicionista até os dias atuais, evidenciando os reflexões que a escravidão deixa nas instituições.

Para ela, o Emprega Margaridas é um movimento necessário. “Com essas informações que elas tiveram acesso hoje, vai ser possível diferenciar um assédio moral de um ataque racista, coisas que ainda estão presentes nas empresas e nas instituições de uma maneira geral. Precisamos que essas meninas, para além de serem inseridas no mercado de trabalho, consigam lidar com questões pertinentes à sua própria origem, sua própria ancestralidade”, destacou.

Emprega Margaridas Pleno 2.JPG
Desembargador Thiago Andrade deu as boas vindas para as participantes do projeto e apresentou resultados das edições anteriores do Emprega Margaridas

A gerente operacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria do Estado da Mulher e Diversidade Humana (Semdh), Fabíola Maranhão, fez uma palestra sobre diversidade, inclusão e mercado de trabalho e parabenizou a iniciativa do TRT-13. “São momentos como este que nossa sociedade precisa, que referendam um avanço de políticas públicas para as mulheres. Mais importante que a lei, são as políticas públicas que são feitas com base nessas leis. Mas mais importante que tudo isso são as atitudes. O Emprega Margaridas é louvável por ser uma ação que busca promover a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho”, enfatizou.

As meninas que assistiram às palestras foram positivamente impactadas pela ação. “Sou grata pela oportunidade de estar aqui e poder buscar um futuro melhor para mim e minha filha. Espero aprender muito e ser empreendedora na minha comunidade”, afirmou Raissa Nascimento, do quilombo de Gurugi. 

Além das jovens de comunidades quilombolas, também houve espaço na capacitação para filhas de funcionárias terceirizadas do TRT-13. Quem aproveitou a oportunidade foi Andrielly Samara Oliveira de Lima, de 19 anos. “Vim pela oportunidade de aprender. Não é todo mundo que pode estar aqui hoje”, disse.

O Emprega Margaridas já teve duas edições realizadas em março. Esta terceira continua acontecendo durante a manhã desta quinta-feira (20) e durante a próxima semana no Fórum Maximiano Figueiredo.

Veja mais fotos do evento Emprega Margaridas: 

Emprega Margaridas Pleno capa.jpeg

Emprega Margaridas Pleno 3.JPG

#PraTodosVerem: A matéria tem quatro fotos. Na primeira, uma imagem em perspectiva mostra a plateia lotada de jovens negras de comunidades quilombolas ocupando o auditório do Tribunal Pleno do TRT-13. Em primeiro plano, aparece a advogada Carla Uedler, da OAB/PB, trajando um vestido rosa, em tom magenta, com casaco xadrez com tons cinza e grafite. Ao lado, a vice-presidente da OAB/PB, Rafaela Brandão, com vestido estampado. Na segunda imagem, o presidente do TRT-13, Thiago Andrade, discursa no púlpito do auditório do Tribunal Pleno para dezenas de jovens mulheres. Ao fundo, um crucifixo aparece em destaque. Na tela, uma projeção mostra o seguinte texto: "Emprega Margaridas - TRT-13 - Diversidade e Inclusão". Na terceira foto, uma jovem participante do programa Emprega Margaridas aparece de costas, com seu perfil à mostra. Nas costas da camisa, a logo do TRT-13 - Diversidade e Inclusão aparece em destaque. Na quarta e última imagem, a advogada Rafaella Brandão discursa no púlpito. Ao lado, a advogada Carla Uedler ouve atentamente à fala de Rafaela. Ambas estão em pé.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: