Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 recebe palestra sobre antirracismo com Elisa Lucinda organizada pela OIT
Conteúdo

Notícias

TRT-13 recebe palestra sobre antirracismo com Elisa Lucinda organizada pela OIT

Atriz, poetisa e cantora proporcionou uma manhã de ensinamentos e reflexões importantes sobre tensões raciais no Brasil
publicado: 30/05/2023 16h23 última modificação: 02/06/2023 08h03

Translator

Elisa Lucinda evento capa.png

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) foi anfitrião da palestra “O antirracismo de cada dia”, com a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda, realizada na manhã desta sexta-feira (26). O evento integrou o projeto PRIDE – Cozinha & Voz, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o TRT-13, Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB) e Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).

Ao longo de sua exposição, Elisa Lucinda conversou com o público, formado por servidores, magistrados e terceirizados do TRT-13, por estudantes de escolas públicas e de instituições como a Casa Pequeno Davi, além de representantes do movimento negro paraibano. Ela começou sua fala evidenciando a postura do poeta baiano Castro Alves, uma pessoa branca, porém aliada do movimento abolicionista que efervescia no Brasil do século XIX. Com isso, ela reforça a ideia de que o racismo é um assunto que cabe a todos.

“Quem foi o responsável por trazer o racismo até os dias de hoje, mesmo após mais de 100 anos após o suposto fim de um movimento de quase 400 anos de escravização? Todos nós! Toda a sociedade brasileira é responsável por perpetuar o racismo. Por isso, toda a sociedade brasileira, especialmente os brancos, precisam se posicionar e agir de maneira antirracista”, enfatizou Elisa.

Durante sua fala, em meio a cantos, poesias, relatos e reflexões, ela trouxe exemplos práticos do cotidiano que demonstram a forma de combater o racismo. “Se vocês entram em um ambiente e percebem que não há um negro presente em uma mesma posição que você, questione isso, se recuse a ficar neste ambiente. O Judiciário é excessivamente branco, os magistrados não-brancos são de uma minoria numérica e representativa gritante. Não existe justiça no Brasil sem a superação do racismo”, defendeu.

Elisa Lucinda evento 1.jpeg

A coordenadora do Comitê Gestor de Igualdade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-13, Rosivânia Gomes, externou sua satisfação ao presenciar a palestra de Elisa Lucinda e também pela participação popular da plateia. “Estou grata pela presença de todos, principalmente porque muitos de vocês não estariam aqui normalmente. Geralmente, quem passa por essa porta é uma pessoa com sede de justiça, frustrada por um direito não reconhecido. Mas, o que traz vocês aqui hoje é a esperança. A esperança de nos tornarmos pessoas melhores e vivermos em um mundo melhor”, enfatizou.

Quem esteve presente no evento foi a vice-procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho da 13ª Região (MPT-PB), Marcela Asfora, representando uma das instituições responsáveis pela etapa paraibana do Projeto PRIDE – Cozinha & Voz. “O MPT se sente honrado com o êxito do projeto Cozinha & Voz. Acompanhei as formaturas em João Pessoa e Campina Grande e emoção é o nome que podemos dar a esses momentos. Eles realmente alcançaram o objetivo de não apenas ter uma qualificação diferenciada para entrar no mercado de trabalho, mas de aprenderem sobre pertencimento e a importância da fala e da comunicação”, destacou.

Ao fim do evento, Elisa autografou livros e conversou com os presentes, em um momento de troca que ela considera de extrema importância. “Eu preciso estar no meio das pessoas, se eu chego em um palco, falo sobre antirracismo e me fecho, eu não estaria sendo coerente com meu discurso. Eu me senti aqui como a filha de Oxóssi, com uma única flecha, com a única oportunidade de atingir os corações e mentes das pessoas”, pontuou a artista e ativista.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: