Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 recebe relatório com propostas de ações sobre inclusão de pessoas com deficiência
Conteúdo

Notícias

TRT-13 recebe relatório com propostas de ações sobre inclusão de pessoas com deficiência

Projeto desenvolvido por pesquisadores especializados no assunto resultou em documento com diagnósticos e orientações de melhorias
publicado: 16/01/2024 13h47 última modificação: 02/02/2024 16h09

Com o objetivo de trazer melhorias para as condições de trabalho dos servidores com deficiência, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) estabeleceu o projeto Inclusão de Pessoas com Deficiência no TRT-13 – Uma abordagem centrada no ser humano para o diagnóstico da capacidade laboral e funcional do trabalhador. O relatório final com o diagnóstico e uma lista de propostas de ações já está disponível no portal de Acessibilidade do nosso site.

Depois de quatro meses de trabalho, o relatório apresenta propostas de ações (facilitadores) para lidar com as barreiras (fragilidades) identificadas em relação a cada servidor ou aprendiz com deficiência.

Algumas das propostas de ações incluem:

Implementar e acompanhar as ações propostas no projeto, incluindo as recomendações feitas pela equipe;

Realizar formação/treinamento de profissionais e gestores do TRT-13 sobre inclusão de pessoas com deficiência, abordando tanto as barreiras identificadas quanto os facilitadores propostos;

Realizar levantamento com eye-tracking das vias de escape, emergência, sinalização, etc., para orientar a atualização do Plano de Emergência, considerando todos os colaboradores do TRT-13, visando a segurança do trabalho;

Avaliar a usabilidade do site do TRT-13 e do aplicativo, visando identificar possíveis barreiras e propor melhorias para garantir a acessibilidade a todos os colaboradores, incluindo aqueles com deficiência.

Essas propostas de ações visam promover a inclusão, saúde e qualidade de vida no trabalho para os colaboradores com deficiência no TRT-13, abordando tanto questões de acessibilidade quanto de segurança e usabilidade no ambiente de trabalho.

A equipe coordenada pela professora Ana Karina Pessoa da Silva Cabral, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contou com acadêmicos de outras instituições, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O foi iniciado em 30 de agosto de 2023 e durou até 19 de dezembro de 2023. Durante esse período, foram realizadas visitas, reuniões, levantamentos e outras atividades associadas ao convênio com o TRT-13, culminando na entrega e apresentação do Relatório Final e do documento com diagnóstico e proposição de ações.

O diagnóstico realizado pela equipe envolveu atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação, com o intuito de promover a melhoria das condições de trabalho dos colaboradores com deficiência no TRT-13. Esse diagnóstico incluiu a avaliação da capacidade laboral e funcional dos trabalhadores com deficiência, identificando fragilidades e oportunidades de melhoria nos postos de trabalho, adequações ambientais e tecnológicas, visando a inclusão, saúde e qualidade de vida no trabalho.

Para realizar esse diagnóstico, foram realizadas avaliações funcionais dos colaboradores e avaliação ergonômica dos postos e ambientes de trabalho. Além disso, foram utilizadas diversas ferramentas e instrumentações tecnológicas, tais como Eletromiografia de Superfície (EMG), dinamometria, Rastreamento Ocular (Eye Tracking), Medidor de Nível de Pressão Sonora, Medições do mobiliário e Termografia Infravermelha.

Com base nesse diagnóstico, a equipe pôde identificar as fragilidades e oportunidades de melhorias dos ambientes, equipamentos e mobiliários dos postos de trabalho, bem como propor ações de adequações ergonômicas e produtos de tecnologia assistiva. Essas ações visam influenciar positivamente na qualidade de vida e desempenho profissional dos colaboradores com deficiência, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13