Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 sediará abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024
Conteúdo

Notícias

TRT-13 sediará abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024

Abertura será dia 17 de maio, em João Pessoa. A 8ª edição do evento será realizada de 20 a 24 de maio em todo o país
publicado: 13/05/2024 11h14 última modificação: 17/05/2024 16h02

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) vai sediar a abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024. O evento, que será realizado no período de 20 a 24 de maio em todo o país, será oficialmente aberto no dia 17 de maio, às 10h, no Fórum Maximiano Figueiredo e contará com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

O evento será transmitido ao vivo pelos canais do TRT-13 e do TST no YouTube. A cerimônia de encerramento será sediada pelo TRT da 9ª Região (PR), em 24 de maio, que também contará com transmissão. “Não foi uma tarefa muito fácil para a comissão nacional de conciliação definir os tribunais que irão sediar as cerimônias de abertura e encerramento. Além dos desempenhos exemplares na atividade conciliatória, especialmente na edição do ano passado, buscamos prestigiar os TRTs que ainda não haviam sediado as solenidades”, afirmou o ministro, que também é coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc).

Promovida anualmente pela Justiça do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024 já tem slogan definido: “É conciliando que a gente se entende”. O evento está em sua 8ª edição. O presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, enfatizou a relevância do evento. “É um orgulho para nós que fazemos o TRT-13 sediar a abertura da oitava edição da Semana Nacional de Conciliação, evento este que é tão importante para todos os tribunais do país. Trata-se de um reconhecimento aos excelentes resultados obtidos pelo Regional paraibano no evento de 2023”, salientou.

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Segundo Grau, desembargadora Herminegilda Leite Machado, explicou que a capital paraibana foi selecionada para abrir o evento por, na última edição, o Cejusc de 2º Grau do TRT-13 ter ficado em primeiro lugar, entre os tribunais do trabalho de pequeno porte, em conciliações feitas. “Em razão disso, o ministro Aloysio Corrêa virá a João Pessoa para fazer a abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024 e já temos agendada uma conciliação de grande impacto social para ele fazer o acordo”, destacou a desembargadora.

“O Cejusc de Primeiro Grau estará de portas abertas para receber as partes e os advogados que pretendam conciliar os processos. Para fazer isso, os advogados devem peticionar nos autos, solicitando remessa para o Cejusc, ou então enviar e-mail para o Centro, que pedimos o processo diretamente à Vara do Trabalho. A expectativa para o evento este ano é extremamente positiva, já que é um momento em que as partes tentam solucionar os problemas de maneira racional a partir do diálogo e interação mais próxima”, afirmou o juiz coordenador do Cejusc de Primeiro Grau, Adriano Mesquita.

SNC 2024

A campanha deste ano foi concebida a partir da ideia de que é por meio do diálogo que se estabelecem acordos e soluções que finalizam conflitos e geram benefícios para as partes envolvidas. E esse conceito pode ser facilmente representado pelo ditado popular “é conversando que a gente se entende”.

A semana temática é uma iniciativa do CSJT e conta com o apoio do TST e dos 24 tribunais regionais do trabalho. O evento é uma das datas mais importantes do calendário do judiciário trabalhista e tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar conflitos por meio do diálogo mediado.

Antes e durante a semana, magistrados (as) e servidores (as) se mobilizam em um esforço concentrado na ampliação de pautas, promovendo audiências de conciliação no âmbito dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) nos tribunais e das Varas do Trabalho.

Participe

Para incluir seu processo em pauta, busque a Vara do Trabalho onde sua ação tramita ou entre em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) da sua região. 

Vale lembrar que as partes podem pedir a conciliação durante qualquer período do ano inteiro e não apenas na semana nacional, além de poder pedir a conciliação do conflito em qualquer fase do processo, independentemente se você for trabalhador (a) ou empregador (a).

Assessoria de Comunicação Social TRT-13, com informações do TST