Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT da Paraíba é premiado em três das quatro categorias do Prêmio TRT em Destaque
Conteúdo

Notícias

TRT da Paraíba é premiado em três das quatro categorias do Prêmio TRT em Destaque

Cerimônia aconteceu nesta quinta (7) durante o 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho
publicado: 07/08/2025 15h11 última modificação: 12/08/2025 09h31

54705961076_828ae5099c_c.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) é destaque nacional em três das quatro categorias do Prêmio TRT em Destaque, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT). Considerando apenas os tribunais de pequeno porte, o Regional paraibano garantiu o primeiro lugar nas categorias “TRT destaque em produtividade geral” e “TRT destaque em equalização do trabalho no 1º grau”.

Além disso, a 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande destacou-se na categoria “Destaque regional em soluções de mérito”, ficando em terceiro lugar entre os tribunais de pequeno porte. As categorias do “TRT em Destaque” levam em consideração os critérios de premiação das Metas Nacionais do Poder Judiciário, definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cerimônia de entrega do Prêmio TRT em Destaque, que reconhece projetos inovadores desenvolvidos pelas corregedorias regionais, aconteceu nesta quinta-feira (7), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, participou da solenidade.

“Estou com o TRT da Paraíba que, mais uma vez, se destaca nacionalmente e foi reconhecido em três das quatro categorias do prêmio. Este reconhecimento é fruto do trabalho dedicado de nossos desembargadores e desembargadoras, magistrados e magistradas e servidores e servidoras que tornam o nosso Regional referência em todo o país. Nosso intuito é prestar um serviço cada vez melhor aos nossos jurisdicionados. O meu profundo agradecimento a todos(as) que se desdobram e se reinventam a cada dia para que a Justiça do Trabalho na Paraíba seja eficiente e eficaz”, destacou a desembargadora-presidente.

A vice-presidente e corregedora do TRT da Paraíba, desembargadora Rita Rolim, também participou da cerimônia de entrega do prêmio. “Essa premiação reflete o reconhecimento da atuação integrada e comprometida de magistrados(as) e servidores(as) das Varas do Trabalho, com foco em garantir uma prestação jurisdicional célere e de qualidade, sob a coordenação da Corregedoria Regional, que preza pela manutenção de uma distribuição equânime  da força de trabalho e o acompanhamento diligente das metas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, enfatizou.

Prêmio TRT em Destaque (8).jpeg

Fórum reúne corregedores da Justiça do Trabalho

A premiação integrou a programação do 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho, que reuniu, durante dois dias, representantes das 24 corregedorias regionais, magistrados, servidores e autoridades da área correicional. O encontro debateu temas como as novas diretrizes institucionais da Justiça do Trabalho, à luz das transformações trazidas pela Lei nº 14.824/2024, que dispõe sobre a composição, o funcionamento e a competência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). 

Foram discutidos, também, processos disciplinares e o novo regimento interno da Corregedoria-Geral, bem como ferramentas tecnológicas e sistemas utilizados na atuação correicional, como SIMBA 3.0, Datacor, Garimpo 3.0, LAB-JT e os sistemas de precatórios. No último dia do fórum, os debates abordaram as políticas estratégicas e os temas estruturantes, como a equalização da carga de trabalho, Justiça Itinerante, ações afirmativas e boas práticas judiciárias.

Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho e presidente eleito do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Vieira de Mello Filho, a troca de experiências, o diálogo aberto e a presença ativa de cada participante demonstram que o Judiciário Trabalhista está no caminho certo. “Essa premiação reforça a certeza de estarmos construindo juntos uma Justiça do Trabalho mais eficiente, sensível e alinhada com as transformações do nosso tempo”, ressaltou. 

Sintonia e sinergia

Para o ministro, ”a correição feita pela corregedoria-geral não é um fim, mas um instrumento de sintonia e sinergia. A participação e o diálogo com todos é vital para seguirmos juntos, com escuta ativa, cooperação e compromisso firme com a melhoria constante da nossa missão institucional”, disse.

Confira a lista dos agraciados com a premiação:

Prêmio TRT Destaque em Produtividade

  • Grande Porte -TRT 3 (MG).
  • Médio Porte - TRT 8 ( PA/AP).
  • Pequeno Porte - TRT 13 (PB).

Prêmio TRT  Destaque em Equalização

  • Grande Porte - TRT-1 (RJ).
  • Médio Porte - TRT-10 (DF/TO).
  • Pequeno Porte - TRT-13 (PB).

CERTIFICADOS 

Prêmio TRT Destaque em Produtividade

  • Grande Porte - TRT-3 (MG); TRT-2 (SP); TRT-4 (RS).
  • Médio Porte - TRT-8  (PA/AP); TRT-18 (GO);  TRT-6 (PE).
  • Pequeno Porte - TRT-13 (PB); TRT-14 (RO/AC); TRT-20 (SE).

Prêmio TRT Destaque em Equalização

  • Grande Porte - TRT-1 (RJ); TRT-2 (SP); TRT-4 (RS).
  • Médio Porte - TRT-10 (DF/TO); TRT-18 (GO); TRT-6 (PE).
  • Pequeno Porte - TRT-13 (PB); TRT-17 (ES); TRT-21 (RN).

Prêmio Vara Destaque Regional em Solução do Mérito 

  1. 61ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro (RJ).
  2. 26ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP).
  3. 1ª Vara do Trabalho de João Monlevade (MG).
  4. 4ª Vara do Trabalho de São Leopoldo (RS).
  5. 20ª Vara do Trabalho de Salvador (BA).
  6. 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão (SP).
  7. Vara do Trabalho de Crateús (CE).
  8. 5ª Vara do Trabalho de Macapá (AP).
  9. 1ª Vara do Trabalho de Rolândia (PR).
  10.  17ª Vara do Trabalho de Brasília (DF).
  11.  13ª Vara do Trabalho de Manaus (AM).
  12.  2ª Vara do Trabalho de Chapecó (SC).
  13.  2ª Vara do Trabalho de Campina Grande (PB).
  14. Vara do Trabalho de Cacoal (RO).
  15. Vara do Trabalho de Fernandópolis (SP).
  16. 6ª Vara do Trabalho de São Luís (MA).
  17. 9ª Vara do Trabalho de Vitória (ES).
  18. 1ª Vara do Trabalho de Rio Verde (GO).
  19. Vara do Trabalho de Penedo (AL).
  20. 4ª Vara do Trabalho de Aracaju (SE).
  21. 9ª Vara do Trabalho de Natal (RN).
  22. Vara do Trabalho de Oeiras (PI).
  23. Vara do Trabalho de Barra do Garças (MT).
  24. 1ª Vara do Trabalho de Três Lagoas (MS).

Prêmio Núcleo de Justiça Destaque Nacional em Solução do Mérito 

  • TRT24 (MS) – 1º Núcleo de Justiça de São Gabriel do Oeste.

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB, com informações do CSJT
acs@trt13.jus.br