Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT da Paraíba lança podcast “Vozes do Trabalho”
Conteúdo

Notícias

TRT da Paraíba lança podcast “Vozes do Trabalho”

Primeiro episódio, gravado com a OAB-PB, trata do “Equaliza sertão”. Mecanismo propõe equalização da carga de trabalho entre magistrados(as)
publicado: 21/07/2025 18h05 última modificação: 21/07/2025 18h05

IMG_4716.JPG

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) lança, nesta segunda-feira (21), o “Vozes do Trabalho”, podcast oficial da instituição. Este será um novo espaço virtual no qual serão debatidos, junto a magistrados(as), servidores(as), especialistas e a sociedade civil, temas emergentes e decisões jurídicas para aproximar o cidadão da Justiça do Trabalho paraibana. 

O objetivo da iniciativa é informar, empoderar e construir uma cultura de trabalho mais justa, digna e igualitária na Paraíba. Neste primeiro episódio, o tema escolhido foi o projeto “Equaliza Sertão”. Participaram desta gravação a presidente do Tribunal, desembargadora Herminegilda Leite Machado, a vice-presidente, corregedora e ouvidora da mulher, desembargadora Rita Brito, e o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB), Diego Cabral, que trouxe as dúvidas da advocacia trabalhista em relação à iniciativa.

O mecanismo vai abranger as Varas do Trabalho de Patos, Sousa, Itaporanga e Catolé do Rocha e trata-se de uma equalização da carga de trabalho entre magistrados(as) do primeiro grau de jurisdição, em cumprimento à Recomendação CNJ nº 149, de 30 de abril de 2024. Será criada uma jurisdição única intitulada “Equaliza Sertão”, com sede no município de Patos, e haverá uma atribuição equitativa de novos processos destas unidades judiciárias. A iniciativa já foi aprovada pelo Pleno do TRT-PB após extensa consulta às entidades e integrantes da advocacia trabalhista que atuam na região.

O podcast está disponível no Spotify e pode ser conferido, na íntegra, clicando aqui.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB

acs@trt13.jus.br