Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT da Paraíba mantém índice de excelência no iGovTIC-JUD em 2025
Conteúdo

Notícias

TRT da Paraíba mantém índice de excelência no iGovTIC-JUD em 2025

O Tribunal obteve a pontuação de 90,24 e vem mantendo este nível de maturidade desde 2021
publicado: 17/09/2025 17h24 última modificação: 17/09/2025 17h24

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) conquistou, mais uma vez, o nível de Excelência no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário – iGovTIC-JUD, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal obteve a pontuação de 90,24 este ano e vem mantendo este nível de maturidade desde 2021. Confira o painel com os resultados.

O assessor de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luís Fabiano Saldanha, ressaltou a importância do TRT-PB conseguir se manter em um nível tão alto de excelência. “A cada ano o CNJ vem aperfeiçoando o processo de comprovação das evidências e tornando mais difícil o atingimento do nível de excelência no iGovTIC-Jud. O alto grau de maturidade da governança e gestão de TIC do nosso regional vem garantindo uma ótima classificação no iGovTIC-Jud desde 2021”.

O nível de Excelência é atribuído aos órgãos que atingem o maior grau de maturidade previsto pelo índice, conforme os parâmetros da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), estabelecida pela Resolução CNJ n.º 370, de 28 de janeiro de 2021.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação destacou o comprometimento dos servidores e servidoras do TRT da Paraíba. “Esse resultado demonstra não apenas o grau de maturidade da TI em termos de processos, mas é fruto principalmente da competência, do talento e da dedicação de todos aqueles que compõem a TI do TRT-PB. É uma equipe diferenciada, motivo de orgulho para nosso tribunal”.

Ao todo, foram avaliados 94 tribunais sobre a maturidade na área da tecnologia da informação, alcançando a média geral de 86,34 pontos entre os órgãos participantes. Os resultados revelam que 53,2% dos órgãos analisados atingiram o estágio de excelência, enquanto 35,11% foram classificados como tendo nível aprimorado. 

Inovações 2025 

Em 2025, a avaliação do iGovTIC-JUD foi realizada por meio exclusivo do Serviço de Monitoramento de Atos do CNJ (Integra) e incluiu a exigência de evidências mais estruturadas para envio de dados, tornando o processo mais rigoroso e transparente. 

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário serve como uma ferramenta essencial para que os órgãos avaliem suas capacidades tecnológicas, identifiquem pontos fortes e fragilidades, e planejem estrategicamente investimentos e melhorias.

iGovTIC-JUD

O iGovTIC-JUD é uma ferramenta de avaliação anual aplicada pelo CNJ para aferir a maturidade da governança e da infraestrutura de TIC nos órgãos do Poder Judiciário. Os resultados funcionam como um verdadeiro diagnóstico institucional, orientando políticas de melhoria contínua em todo o país.


Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br