Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-PB debate motociclistas e relações de trabalho em seminário da PRF e da OAB-PB
Conteúdo

Notícias

TRT-PB debate motociclistas e relações de trabalho em seminário da PRF e da OAB-PB

Presidente do Tribunal participou de painel do evento, que aconteceu nessa terça-feira (22)
publicado: 22/07/2025 14h18 última modificação: 23/07/2025 08h43

Evento PRF motociclistas (2).JPG

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargadora Herminegilda Leite Machado, participou, nessa terça-feira (22), do 2º Seminário de Segurança Viária, promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba.

O evento aconteceu no auditório da OAB-PB e reuniu diversas autoridades para debater o tema “Duas rodas, muitos caminhos: O motociclista entre o Trabalho, a Vida e o Mercado”. O objetivo do seminário foi ser um espaço de construção de ideias e valorização do pensamento crítico acerca da realidade enfrentada por milhões de motociclistas profissionais em todo o Brasil.

A desembargadora-presidente do TRT da Paraíba participou da mesa temática “Motociclismo profissional - reflexões e desafios frente às novas relações de trabalho”. Durante a abertura do evento, enfatizou a necessidade de uma ampla discussão sobre o tema, tendo em vista que todos estão envolvidos no trânsito, seja em vias urbanas ou rurais.

“A partir do diálogo, vamos procurar as instituições para que, junto à sociedade civil, elas possam buscar um mundo melhor e ter elementos mínimos de proteção a esses trabalhadores sobre duas rodas que são, atualmente, os que mais sofrem”, destacou.

Evento PRF motociclistas (4).JPG

O superintendente da PRF na Paraíba, Pedro Ivo Loureiro, afirmou que a relação do motociclista profissional no dia-a-dia do mercado e do trânsito suscita uma importante discussão. “A PRF, como órgão fomentador de política pública, mas também fiscalizador, precisa debater essa relação que, hoje, impacta demais a nossa atividade”, disse. 

Por sua vez, o diretor-geral substituto da PRF, Alberto Raposo, frisou a oportunidade de reunir os principais atores da temática para proporcionar um debate plural. “É um momento importante e oportuno para a PRF poder debater a segurança e a vida do motociclista”, pontuou. 

A programação contou com debates que abordaram desde os desafios da mobilidade urbana até os aspectos legais, psicossociais e socioeconômicos relacionados ao uso da motocicleta como ferramenta de trabalho e meio de transporte.

Evento PRF motociclistas (1).JPG

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br