Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-PB impulsiona Inovação em Oficinas de Ideação para Projetos da Meta 9
Conteúdo

Notícias

TRT-PB impulsiona Inovação em Oficinas de Ideação para Projetos da Meta 9

Iniciativas foram promovidas em colaboração com outros tribunais
publicado: 17/07/2025 17h30 última modificação: 17/07/2025 17h30

Oficinas inovação meta 9 (2).jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) reforçou seu compromisso com a inovação e o aprimoramento dos serviços judiciários ao participar de oficinas de ideação nos últimos dias 15 e 16 deste mês. As iniciativas, feitas em colaboração com outros tribunais, visam desenvolver soluções criativas para desafios comuns enfrentados pelo Poder Judiciário.

A primeira oficina, referente ao Projeto Trilha Renovar, aconteceu na última terça-feira (15) na Escola Superior da Magistratura (Esma). Ela reuniu representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do próprio TRT-PB, além de membros dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de Campina Grande.

O Trilha Renovar é uma iniciativa colaborativa que busca oferecer uma jornada educacional, prática e transformadora para grupos em situação de vulnerabilidade, com foco em sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental. A participação do TRT da Paraíba na oficina demonstra o engajamento do tribunal em projetos que promovem a inclusão e o desenvolvimento social.

Oficinas inovação meta 9 (6).jpeg

Projeto Vamos Acordar 

Na última quarta-feira (16), o TRT-PB deu continuidade ao Projeto Vamos Acordar em uma oficina telepresencial que contou com a participação de servidores(as) do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (12ª Região) e do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

O Projeto Vamos Acordar busca enfrentar o desafio da linguagem jurídica excessivamente técnica, que cria barreiras no acesso à justiça, especialmente para grupos vulneráveis. A iniciativa pretende promover a acessibilidade e a inclusão por meio da linguagem simples nos Tribunais, com foco em tornar a comunicação na conciliação mais clara, compreensível e inclusiva. 

O encontro marcou o encerramento da etapa de definição do problema, baseada em evidências coletadas por cada tribunal, e o início da construção conjunta de possíveis caminhos de solução. O espaço colaborativo permitiu validar achados, aprofundar a compreensão das dores identificadas e explorar ideias que guiarão as próximas fases do projeto. 

Oficinas inovação meta 9 (3).jpeg

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Seggest
acs@trt13.jus.br